São Paulo: curso sobre a história do PCdoB começa nesta quarta
Começa nesta quarta-feira, dia 11, o Segundo Curso sobre a História do Partido Comunista do Brasil, ministrado pelo Comitê Municipal de São Paulo. Tendo como mote a comemoração dos 87 anos do PCdoB, dia 25, o curso trará, em quatro aulas semanais, a traje
Publicado 10/03/2009 19:26
“O curso é uma singela contribuição da direção municipal para o processo mais amplo de formação da militância comunista”, disse Altair Freitas, secretário de Formação do comitê paulistano.
Voltado para os recém-filiados ou para qualquer militante interessado em rever a história do PCdoB de maneira mais concentrada, o curso seguirá o modelo adotado na edição de 2008, ou seja, sempre às quartas-feiras, das 18h30 às 21h, no auditório da sede do Comitê Central.
“É sempre muito importante considerarmos que um partido como o nosso, comunista, que luta historicamente pela superação do capitalismo e pela construção do socialismo, necessita, coletivamente, estudar os principais aspectos sobre os funcionamento da nossa sociedade, sobre a economia – principalmente num momento de aguda crise do capitalismo, como estamos vivenciando – e também sobre a trajetória dos comunistas no Brasil e no mundo”, explicou Freitas.
A primeira aula, nesta quarta-feira, abarca o período de 1922 a 1935 e terá como palestrante o historiador Júlio Vellozo. No dia 18, a palestra ficará a cargo do também historiador Augusto Buonicore e tratará do período entre 1935 e 1956.
Na semana seguinte, dia 25 de março, data da criação do partido, o jornalista José Carlos Ruy falará do período que vai de 1956 até a Guerrilha do Araguaia, no começo dos anos 70. Finalizando o curso, Altair Freitas irá ministrar, no dia 1º de abril, aula tratando do desfecho da Guerrilha até a eleição e reeleição de Lula.
Os interessados em participar ainda podem se inscrever pelos telefones (11) 5575-9865 (com Adriana) e 3054-1866 (com Altair Freitas) ou pelo endereço eletrônico paulistano@pcdobsp.org.br A taxa de inscrição é de R$ 10,00 e cada participante receberá um apostila. No final do curso, aqueles que tiveram presença em ao menos três aulas também receberão certificado. A sede do PCdoB, onde acontece o curso, fica na rua Rego Freitas, 192, República.
Da redação