Câmara Federal: Aprovado projeto que inclui ensino sobre direitos da mulher na educação média
O mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher ganhou mais um bom motivo para se festejar a data. Na terça-feira (10/03), o Projeto de Lei nº 235/07, da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), recebeu sanção positiva da Câmara. A matéria prevê a
Publicado 11/03/2009 17:01 | Editado 04/03/2020 16:20
“O projeto certamente irá contribuir para que a juventude obtenha informações, que lhe permitam compreender melhor a histórica luta da mulher em defesa da igualdade de direitos”, ressaltou Alice. A aprovação em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJ ratifica a versão aprovada anteriormente na Comissão de Educação e Cultura, que altera parte do conteúdo primário. Na sua versão original, o projeto exigia a obrigatoriedade do ensino da disciplina; o que foi aprovado, no entanto, restringiu a inclusão do conteúdo apenas como disciplina optativa.
A alteração, todavia, não desanima a deputada, que considera a aprovação uma vitória das mulheres. “Trazer, para o conteúdo curricular do ensino médio, o papel da mulher nas diversas etapas da historia da humanidade, os motivos e a luta do seu ingresso no mercado de trabalho, as razões econômicas das diferenças salariais perante os homens, levará, sem dúvida, a uma maior compreensão de uma sociedade emancipada, que não pode manter em subordinação nenhum dos seus membros”, ratificou.
De Salvador,
Camila Jasmin