Sem categoria

Cúpula da Alba se reunirá dia 16 de abril

O presidente da Venezuela, Hugo Chavez, convocou, ontem, uma cúpula extraordinária da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba) para o próximo dia 16 de abril. O encontro antecede a Cúpula das Américas, onde Chávez pretende abordar o fato de Cuba nã

 O líder venezuelano falou sobre a reunião da Alba durante um conselho de ministros transmitido ao vivo pela televisão estatal, da sede de Governo. Ele, contudo, não deu detalhes sobre a pauta do encontro.

A última Cúpula Extraordinária da Alba foi em 2 de fevereiro, também na capital venezuelana, em que foram celebrados os dez anos da chegada de Chávez ao poder e uma década de “revolução bolivariana”.

A Alba é definida como um organismo de cooperação regional baseado na “solidariedade, eqüidade e complementaridade” comercial, política e social, e foi criado em oposição à Área de Livre-Comércio para as Américas (Alca), promovida pelos Estados Unidos.

Seus atuais membros são Bolívia, Cuba, Dominica, Honduras, Nicarágua e Venezuela. Chávez também confirmou sua presença na Cúpula das Américas, que terá lugar este ano, em Trinidad e Tobago, em 17 abril e 18. Ele manifestou que a exclusão de Cuba da Organização dos Estados Americanos (OEA) é uma questão inevitável de ser tratada no encontro.

“Como eu posso ir, por exemplo, para uma cúpula em que freqüentam a América Latina, Estados Unidos e no Canadá, mas a que não pode comparecer Cuba? “, ele questionou.

Com agências