Delegacias de Sergipe são modernizadas

Os investimentos feitos pelo governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e da Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp), vêm modernizando toda a infra-estrutura das delegacias de polícia de Aracaju e dos municípi

De acordo com o superintendente da Polícia Civil de Sergipe, delegado Gilberto Guimarães, os recursos aplicados na estrutura das unidades policiais proporcionarão uma melhor qualidade no serviço prestado pela polícia, além de ambientes mais agradáveis para os servidores e a população. “Todo esse investimento na melhoria e construção de novas delegacias vai propiciar uma melhor qualidade no serviço prestado à sociedade sergipana, pois os ambientes ficarão mais confortáveis e adequados ao trabalho policial”, salientou.


 


Ainda segundo Guimarães, o Governo de Sergipe investirá mais R$ 16 milhões na construção de três delegacias de grande porte em cidades consideradas regionais, uma delegacia de médio porte e mais 25 unidades de pequeno porte, todas, no interior do Estado. A idéia é demolir os prédios que abrigam atualmente as unidades de polícia, cuja estrutura é decadente e incoerente ao planejamento do Governo do Estado para otimizar o atendimento ao público em unidades policiais. No caso de cidades onde as delegacias funcionam em estruturas locadas os contratos não serão renovados.


 


“Essas unidades terão a concepção moderna de Centros Integrados de Segurança Pública (Ciosp), nos mesmos moldes da unidade construída no bairro Santa Maria. Isso possibilitará uma maior integração entre as forças policiais”, destacou.


 


Convênio


 


Um convênio firmado entre a SSP e a Petrobras em setembro de 2008 está proporcionando a reforma de 11 delegacias de municípios que formam o Vale do Cotinguiba. As obras já foram iniciadas na unidade policial da cidade de Carmópolis e em breve os municípios de Maruim, Japaratuba, Siriri, Riachuelo, Rosário do Catete, Divina Pastora, São Cristóvão, Brejo Grande, Pirambu e mais uma cidade a ser apontada receberão melhorias nas suas delegacias, num investimento de R$ 450.841,00.


 


O convênio, que foi assinado na Unidade de Negócio de Exploração e Produção de Sergipe e Alagoas, pelo secretário da segurança, Kércio Silva Pinto, e o gerente geral da unidade, Eugênio Dezen, visa a melhoria das estruturas das unidades policiais, possibilitando condições mais adequadas ao trabalho de combate e prevenção de furtos nos poços terrestres de petróleo da estatal situados na região.


 


Novo presídio


 


A partir da inauguração do presídio do bairro Santa Maria, prevista para o mês de abril, mais de 460 presos, que hoje se encontram custodiados em delegacias da capital sergipana e do interior de Sergipe, serão transferidos para nova unidade prisional. “O novo presídio vai permitir a execução de um trabalho mais eficiente da Polícia Civil, pois todo o nosso efetivo poderá ser empregado na função fim, e não mais no trabalho de custodia de presos. Além disso, com o esvaziamento das unidades policiais, poderemos planejar melhor as reformas e melhoramentos”, finalizou Gilberto.