Sem categoria

El Salvador: Funes visita Lula e pode reatar laços com Cuba

O presidente eleito de El Salvador, Mauricio Funes, viajará, nesta quinta-feira, ao Brasil, onde se encontra com o colega Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Será sua primeira visita ao exterior, desde a vitória no pleito de domingo passado. O

Funes embarcará para o Brasil acompanhado da mulher, a brasileira Vanda Pignato, líder e representante do PT para a América Central, disse o porta-voz do governante eleito, David Rivas.

O assessor informou que o encontro de Furnes com Lula pode acontecer na segunda-feira. Mas nada é certo, já que ainda “estão sendo feitos ajustes” na agenda do presidente salvadorenho recém-eleito.

“Lula foi o primeiro que, no domingo, entrou em contato com Funes para parabenizá-lo por sua vitória”, disse Rivas, segundo quem o presidente brasileiro confirmou sua intenção de aumentar a cooperação do Brasil com El Salvador.

Funes, da ex-guerrilheira Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), visitará primeiro a cidade de São Paulo, onde se reunirá com familiares de sua mulher. Depois, seguirá para Brasília, disse seu porta-voz. Além do encontro com Lula, o presidente eleito deverá se reunir com dirigentes do PT e ministros do Governo.

Funes, que disse considerar Lula um amigo próximo,  afirmou diversas vezes que considera o governo do petista brasileiro um modelo e uma referência a seguir durante seu mandato, que começará em 1 de junho.

Ele também prometeu manter “uma boa relação” com os Estados Unidos, onde vivem 2,5 salvadorenhos. Ao todo, exitem 2,8 milhões de salvadorenhos morando no exterior. Eles têm um papel crucial na economia do país, em decorrência das remessas que enviam às suas famílias. Em 2008, elas totalizaram quase quatro bilhões de dólares, ou seja, 17% do Produto Interno Bruto (PIB) da nação centro-americana.

Reaproximação com Cuba

O presidente eleito de El Salvador, Mauricio Funes, da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), irá restabelecer as relações diplomáticas do país com Cuba. Foi o que afirmou o representante do partido em Havana, Alfredo Elías.

“Para nós, o povo cubano é um irmão de sangue e, portanto, a primeira coisa que faremos será restabelecer nossas relações diplomáticas”, disse à emissora estatal da ilha.

El Salvador rompeu os vínculos diplomáticos com Havana em 1959, após o triunfo da revolução liderada pelo ex-presidente Fidel Castro.
Elías também afirmou que a FMLN está interessada em se aproximar dos países da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba), que incluiu Bolívia, Cuba, Dominica, Honduras, Nicarágua e Venezuela.

“Devemos estabelecer relações com os países amigos, com todos os países do mundo, nos consideramos amigos deles, respeitamos seu governos”, afirmou.
Nas eleições presidenciais de domingo, Funes derrotou o candidato governista da Aliança Republicana Nacionalista (Arena, direita), Rodrigo Avila.

Com agências