Sem categoria

José Sanfelice lança livro sobre a resistência da UNE em 64

Chega às estantes das livrarias brasileiras o livro Movimento Estudantil: a UNE na resistência ao golpe de 1964, do filósofo e professor doutor em educação José Luís Sanfelice. A obra mostra os momentos de reação dos estudantes, de radicalização

De um lado, predomina ao longo das páginas do estudo a resistência teórica e prática ao Golpe de Estado de 1964. De outro, estabelecem-se os contornos da consciência social dos estudantes, presentes na UNE.


 


Como alerta o autor no Prefácio desta edição, sempre é preciso situar o texto e o seu autor no contexto em que se deu a produção da obra. Explica que o livro resultou de sua Tese de Doutorado e, com ela, não quis “fazer qualquer acerto de contas com quem quer que fosse”, mas “compreender um pouco melhor a dimensão e o sentido daqueles turbulentos anos vividos […], com anuência ou resistência, em plena ditadura do Movimento de 64”.


 


Sem negar o mirante teórico-metodológico e as fontes primárias e bibliográficas de que se valeu, a preocupação central de Sanfelice foi a de “dar Voz à UNE”, ressaltando sua produção teórica como sujeito coletivo, sem preocupação com sujeitos particulares ou fatos isolados, “a não ser muito acidentalmente”.


 


Para além de mais um livro dentre outros, a iniciativa em publicá-lo novamente decorre do entendimento de que ele se tornou uma referência obrigatória a pesquisadores, professores e militantes que querem entender, melhor e mais contextualizadamente, a produção teórica da UNE e os embates nos quais esta emblemática instituição esteve envolvida.


 


Já não se trata de mais um dentre tantos livros publicados sobre o tema. Por isso a importância, na produção historiográfica sobre o movimento estudantil, tornou-se um importante documento sobre a UNE e sobre o movimento estudantil de 1968.


 


Serviço
O que? Livro Movimento Estudantil: a UNE na resistência ao golpe de 1964
Quem escreve? José Luís Sanfelice
Quanto? R$ 28,00
Páginas: 212 páginas