Sem categoria

Argentina: Senado aprova antecipação das eleições

O Senado argentino aprovou nesta quinta-feira o projeto de lei que antecipa as eleições legislativas de outubro a junho deste ano. O argumento é o de que o país Agora, a medida deverá ser sancionada pela presidente Cristina Kirchner até o próximo sábado.

Com 42 votos a favor e 25 contra, como previa os governistas, a norma que antecipará as eleições de 25 de outubro para 28 de junho havia sido aprovada em um curto espaço de tempo pela Câmara dos Deputados e ratificada pela Comissão de Assuntos Constitucionais do Senado.

Cristina Kirchner enviou o projeto ao Congresso Nacional há duas semanas, justificando que seria “suicida” prolongar a campanha eleitoral em um ano de crise econômica.

Desde então, parlamentares da base governista aceleraram o debate e a votação para cumprir os prazos exigidos pelo Código Eleitoral.  De acordo com a legislação, as chapas devem ser formadas até o dia 28 de abril, e a apresentação das candidaturas termina no dia 9 de maio.

Nas próximas eleições será renovada metade da Câmara dos Deputados e um terço do Senado. Votações estas consideradas por analistas como uma espécie de plebiscito sobre o governo de Cristina Kirchner, já que ocorrem no meio do mandato presidencial.

O resultado da eleição definirá se o governo manterá a maioria nas duas casas, o que, segundo as últimas pesquisas de opinião, deve acontecer.

A antrecipação do pleito gerou críticas da oposição, que acusa o governo de querer precipitar a disputa para evitar desgaste da gestão Cristina Kirchner com a crise e conflitos com o setor rural.

Com agências