Sem categoria

Produção industrial de SP desaba 15% em fevereiro

O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria do Estado de São Paulo derreteu 15,4%, em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2008, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O tombo da atividade industrial no Estado foi tão intenso nos últimos meses de 2008 que zerou os ganhos no resultado acumulado em 12 meses até fevereiro. Em relação a janeiro, houve avanço de 1,1%, com ajuste sazonal. Sem ajuste, a alta foi de 0,8%.


 


A Fiesp também revisou o resultado da comparação do INA de janeiro ante dezembro. O resultado com ajuste, que era de alta de 6,2%, foi revisado para expansão bem mais moderada: 2,5%. O resultado sem ajuste sazonal, de alta de 0,9%, resultou em queda de 0,5%. O nível de utilização da capacidade Instalada (Nuci) caiu para 75,9%, em fevereiro, sem ajuste sazonal, ante 76,4% em janeiro.


 


Com ajuste, o nível de uso também caiu, passando de 78,6% em janeiro para 77,6% em fevereiro. Os números revelam que a indústria será o setor mais atingido pela recessão para a qual marcha o Brasil.  O estrago, porém, não ficará restrito ao setor, por seu alto poder de espraimento para outras áreas da economia.