Sem categoria

Massa salarial terá menor crescimento desde 2004, prevê BC

A massa salarial deverá ter um crescimento de 2,5% neste ano em consequência da crise financeira internacional sobre a economia brasileira, informou o diretor de Política Econômica do Banco Central, Mário Mesquita. A previsão do BC consta no relatório de

A massa salarial é composta pelo emprego e pela renda dos trabalhadores brasileiros. Para este ano, o BC prevê um aumento de 0,5% na taxa de ocupação e de 2,5% no rendimento médio do trabalhador (por conta, também, do controle da inflação).


 


No cenário da autoridade monetária, a taxa de desemprego, que somou 8,5% em fevereiro, deverá avançar para 8,8% na média de 2009. Se confirmada a estimativa do Banco Central, será o menor crescimento da massa salarial desde 2004, quando subiu 1,6%. Em 2005, 2006, 2007 e 2008, respectivamente, a massa salarial subiu 4,2%, 5,9%, 5,8% e 6,9%. Na comparação de fevereiro deste ano, contra o mesmo mês de 2008, a massa salarial cresceu 6%.


 


Ainda está positiva, mas já está desacelerando, por exemplo, em relação ao registrado no fim do ano passado (+6,9%). “Isso reflete o fato de que a inflação em queda preserva o poder de compra do trabalhador. Um fato importante. A queda no emprego ainda não é tão pronunciada”, disse o diretor Mário Mesquita, do BC. Segundo ele, se considerada a massa salarial ampliada (o que inclui INSS, seguro-desemprego e os servidores públicos), o crescimento será de 3,5%. “A economia vai crescer menos neste ano”, relembrou Mesquita.


 


Com agências