“Nenhuma mudança real no Maranhão acontecerá sem o PCdoB”, diz Flávio Dino
Ato em homenagem ao PCdoB realizado em São Luís mostra força do partido. Cerca de 500 pessoas foram ouvir as lideranças comunistas, entre elas o presidente Renato Rabelo, os deputados federais Flávio Dino e Jô Morais, e a ex-prefeita de Olind
Publicado 31/03/2009 14:13 | Editado 04/03/2020 16:48
Durante o ato comemorativo pelos 87 anos do PCdoB, realizado na noite de sexta-feira no Grand Hotel São Luís, o deputado federal Flávio Dino não deixou qualquer dúvida sobre a importância do partido no cenário político atual tanto no Brasil quanto no Maranhão onde a legenda vem crescendo nos últimos meses. “Não se pode pensar em mudança real no Maranhão sem o PCdoB muito menos contra o PCdoB”, disse o parlamentar sob o aplauso de mais de 500 convidados entre os quais representantes do PDT, PT e PSB. O ato político serviu, ainda, para recepcionar os mais de 200 novos filiados entre os quais a ex-secretária municipal, Tati Lima.
Flávio fez um recorte histórico do partido comunista nos seus 87 anos de atuação e lembrou que, no Maranhão, o PCdoB vem se renovando e se fortalecendo cada vez como alternativa política de poder no estado. “É importante lembrar que nós do PCdoB respeitamos o povo e mais que isso, aprendemos muito com o povo”, disse Flávio Dino, lembrando o importante papel da militância comunista. “Eles tem o poderio econômico, mas nós temos uma coisa que eles não tem que é a nossa militância”, disse numa referência ao papel de destaque dos militantes nas eleições de 2008, quando o parlamentar disputou a prefeitura municipal de São Luís.
Também presente ao ato, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, falou do momento de expansão da legenda no Maranhão e de renovação dos seus quadros. Citou como exemplo o próprio deputado federal Flávio Dino como uma nova liderança e, também, como um orgulho para o PCdoB por sua atuação na Câmara dos Deputados. “O estado do Maranhão carece de lideranças renovadoras. As forças políticas atrasadas já disseram a que vieram e as que se mostraram como novas frustraram”, pontuou.
A ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos, disse que o PCdoB está se credenciando como uma alternativa de poder. “Com este ato em que recepcionamos novos filiados estamos demonstrando como o partido se renova e procura cada vez mais crescer para se apresentar como alternativa política”, analisou. A deputada federal pelo estado de Minas Gerais, Jô Morais, começou o seu discurso lembrando as eleições de 2008 em que o candidato do partido, Flávio Dino, chegou ao segundo turno da disputa. “Quase que a coragem e a consciência venciam as máquinas e o dinheiro”, disse. Jô também elogiou a atuação do parlamentar maranhense que, em seu primeiro mandato, está entre os deputados federais mais influentes.
O professor a advogado Dimas Salustiano e a ex-secretária Tati Lima falaram em novo dos novos filiados ao PCdoB. Também estiveram presentes ao ato o deputado federal, Julião Amin, representando o governador do estado, o ex-ministro Edson Vidigal, representando o PSB, o deputado Marcos Caldas, do PTdoB, o vereador Vieira Lima, do PPS, a deputada estadual, Helena Heluy, do PT, e Washington Luiz, representando o Diretório Nacional do PT, os vereadores do PcdoB, Rose Salles e Fernando Lima, o presidente do PCdoB municipal, Márcio Jerry, do estadual, Gerson Pinheiro os prefeitos municipais José Leane e Chico Moura e o diretor da ANP, Allan Kardec.