Taxa de desemprego na OCDE deverá atingir 10% até 2010
A taxa de desemprego na OCDE deverá atingir os 10 por cento até ao final do próximo ano e o Produto Interno Bruto (PIB) poderá cair 4,3 por cento já em 2009. Na União Européia, a taxa de desemprego deverá continuar a sua trajetória ascendente e “até ao fi
Publicado 31/03/2009 13:15
O secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, disse, em Roma, que “cerca de 25 milhões de pessoas podem engrossar as fileiras dos desempregados, o que constitui a mais forte e a mais rápida subida do desemprego desde o pós-guerra”. Ele pediu aos governantes para concertar “ações rápidas e determinantes para evitar que a crise financeira se torne numa crise generalizada com pesados efeitos nos trabalhadores vulneráveis”.
Opinião semelhante havia sido defendida pelo ministro italiano do Trabalho, que sublinhou a importância das políticas sociais. A OCDE aponta ainda para um quadro de estagnação generalizada no próximo ano, perspectivando a continuação de “declínio” ao longo deste ano e uma ligeira retoma no primeiro semestre do próximo ano.
“Mesmo esta retoma moderada assenta no fato de as tensões nos mercados financeiros se dissiparão no final de 2009 e de as políticas monetárias e fiscais continuarem a trazer apoios”, diz o documento apresentado domingo. “As previsões da OCDE vão indicar um crescimento negativo que poderá ser de menos 44,3 por cento para 2009″, afirmou o secretário-geral Angel Gurria.
A informação é do site da RTP (Rádio e Teleivisão Portuguesa)