Ciência e Tecnologia avança para o interior do Amazonas


Estreitar relações e parcerias com os municípios amazonenses. Este foi o objetivo da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) quando do encontro, em Tabatinga, com prefeitos e represent

A iniciativa integra um conjunto de ações da Sect que envolvem a interiorização da ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) no Amazonas, visando a mobilização de representantes municipais para apresentarem demandas específicas das localidades e detectar ações que possam fortalecer as políticas públicas para o setor.


 


 


Da reunião, ocorrida no mês passado, participaram os prefeitos Raimundo Nonato Martins (São Paulo de Olivença) e Saul Bermeghy (Tabatinga), assessores municipais de Benjamin Constant e Santo Antonio do Içá, além do presidente da Câmara dos Vereadores de Tabatinga, Onório Nascimento.


 


 


De acordo com o titular da Sect, José Aldemir de Oliveira, a meta é formalizar um Programa de interiorização, com interlocutores nos municípios para articular ações de interesse dos municípios e desenvolver o sistema local de ciência, tecnologia e inovação. Com esses representantes dos municípios, será possível estreitar relações com o poder estadual e federal para atrair oportunidades de desenvolvimento, capacitação de pessoal e aprimoramento do setor produtivo para as localidades, afirma.


 


 


Ele apresentou ações articuladas com a parceria da Sect, que já apresentam resultados como a instalação do Centro Vocacional Tecnológica (CVT) em Manacapuru e a chegada de pontos para internet grátis em alguns municípios, inclusive em Tabatinga. Os participantes manifestaram interesse para efetivar essa aproximação, e ratificaram sua importância. Através da ciência e tecnologia podemos avançar em melhorias para a população. É importante termos um elo com o Estado para acelerar o desenvolvimento da nossa cidade, por exemplo, no setor primário e na inclusão digital”, diz o prefeito de São Paulo de Olivença, Raimundo Nonato.


 


 


Para o prefeito de Tabatinga, Saul Bermeghy, divulgar ciência e tecnologia é fundamental para fazer chegar seus resultados aos municípios. Temos que aproveitar as tecnologias para que a nossa biodiversidade possa ser realmente aproveitada e os produtos que possuímos possam ser melhor explorados. O município só tem a ganhar com essas articulações. A partir de agora, os municípios poderão apontar suas demandas e ações já executadas, e criar condições de acesso às oportunidades que vão favorecer maior geração de renda, empregos e produtos.


 


Agecom AM 


 


Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm