Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso realiza audiência pública em Manaus
A Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional vai realizar audiência pública, em Manaus, para debater a Lei Estadual 3.135/07 que trata da política local sobre clima e o Programa
Publicado 01/04/2009 17:28 | Editado 04/03/2020 16:12
Os senadores e deputados querem discutir os assuntos com o governo estadual, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entidades locais e de outros estados. O relator da comissão, deputado Colbert Martins (PMDB-BA), vai decidir a data da audiência na próxima terça.
Segundo a autora do requerimento, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), vice-presidente da comissão, o principal objetivo é que os membros do colegiado conheçam a experiência do Estado em relação às questões climáticas e a preservação dos recursos hídricos.
''O Estado do Amazonas destaca-se no cenário nacional não somente por sua extensão territorial continental, mas, sobretudo por ser a unidade com a maior cobertura florestal intacta do país. Ademais, o Amazonas tem se colocado na vanguarda, no que tange às políticas de proteção ao meio ambiente e às mudanças climáticas, de tal sorte que foi o primeiro a promulgar uma Lei que versa sobre a política de mudanças climáticas'', justificou a vice-presidente.
Ela diz que a projeção do Serviço Geológico do Brasil de uma cheia de grandes proporções no Amazonas, a segunda maior no estado nos últimos 100 anos, também é uma preocupação da comissão. Tanto que uma das prioridades dos parlamentares será o fortalecimento da Defesa Civil no país.
Encontros regionais
Outro requerimento da deputada Vanessa vai possibilitar encontros na Amazônia, coordenados pela comissão, para tratar das questões referentes ao clima envolvendo especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Museu Emílio Goeldi e das universidades federais do Amazonas, Pará, Roraima, Maranhão, Rondônia e Acre.
Com isso, os parlamentares pretendem realizar um amplo debate na região para propor medidas de mitigação do impacto do aquecimento global numa das regiões mais importantes do planeta.
''Considerando a importância da temática para o futuro da humanidade, solicitamos a realização desses encontros, com o intuito de reunir pesquisadores para discutir os impactos das mudanças climáticas no mundo e, em especial, suas conseqüências para a região amazônica'', disse a deputada.
Ao todo foram aprovados seis requerimentos, entre eles, o do senador Renato Casagrande (PSB-ES) que propôs a realização de um ciclo de audiências para acompanhar a implantação do Plano Nacional sobre Mudanças Climáticas cujo o projeto do executivo já tramita na Câmara.
De Brasília,
Iram Alfaia
Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm