Vereador comunista realiza conferência de Segurança Pública

O vereador Fábio Tokarski, conclama os cidadãos goianienses para propor soluções para os problemas de criminalidade e violência urbana na cidade. A 1ª Conferência Livre de Segurança Pública para Goiânia acontece no dia 7, na Câmara Municipa

                                                                                                                                O Vereador Fábio Tokarski (PCdoB) realiza conferência para debater a criação de um Plano Municipal de segurança Pública para Goiânia. O evento ocorre na terça-feira, dia 7 de abril, no Auditório Jaime Câmara, na Câmara Municipal de Goiânia, a partir das 8h30. A conferência contou com o apoio de todos os 35 vereadores da capital goiana, e se fez necessária num momento em que “o crescimento desordenado ao qual estamos submetidos, transforma Goiânia numa cidade desigual e assustadoramente violenta”, afirma Tokarski.


 


A 1ª Conferência Livre de Segurança Pública para Goiânia faz parte do ciclo de atividades que resultará na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça. O objetivo é debater a realidade do município de Goiânia e dos municípios do entrono, procurando desenvolver um plano que atenda à Região Metropolitana e a Região de Desenvolvimento Integrado da capital, totalizando 18 cidades.


 


 


Para o Vereador comunista, “Goiânia é uma cidade rica, jovem, moderna, bonita e desenvolvida. Mas a capital e seu entorno, estão cada vez mais violentos e desiguais.” Com uma região metropolitana que já supera os dois milhões de habitantes, Goiânia registrou em 2008, cerca de 420 assassinatos. São cerca de 90 acidentes de moto diariamente. “Além da dor das famílias, sofremos com os valores gastos com o sistema de saúde em função das violências”, lamenta Tokarski.


 


 


A questão da segurança, ante a crescente criminalidade e a violência urbana, tornou-se uma exigência dos cidadãos goianienses. “A violência atinge a todos, embora os ricos sejam vítimas de crimes contra o patrimônio, e os pobres vítimas de crimes contra a vida”, avalia o Vereador. Para ele, o combate às causas que geram a violência passa, necessariamente, pela construção inter-setorial de políticas públicas de educação, cultura, saúde, moradia, esporte e lazer, além do 1º emprego aos que se aproximam da fase adulta.


 


 


Entidades de diversas esferas de atuação foram convidadas ao debate da construção de política nacional de segurança pública, unificada e ampla, assim como o Sistema Único de Saúde (SUS). “Fomentar a cultura da paz, produzir uma nova convivência social e construir uma cidade mais humana é o objetivo deste evento”, diz Tokarski. Confira abaixo a programação do evento.


 


 


Programação:


 


8:30 – Inscrições
9:00 – Audiência Pública



Regina Miki – Coordenadora da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública e Assessora do Ministério da Justiça.


Ernesto Roller – Secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás.


Mauro Miranda – Ex-senador da República e atual Secretário de Governo do Município de Goiânia.


Dalva Maria Borges de Lima Dias de Souza – Doutora, Professora e Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Violência e Civilização do Departamento de Ciências Sociais da UFG.


Pedro Sérgio dos Santos – Professor da UCG, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UEG e Presidente da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Goiânia.


Ver.  Francisco Vale Júnior – Presidente da Câmara Municipal de Goiânia.


Ver. Fábio Tokarski  –  Autor da iniciativa.



 


15:00 – Reunião preparatória da Conferência Municipal. 



–  Ver. Fábio Tokarski


– Dr. Daniel Felipe Diniz Adorni, Coordenador Estadual da 1ª Conferência de Segurança Pública.


Convidados representantes dos três setores envolvidos:


Representantes do Governo Federal, Estadual e Municipal;


Trabalhadores dos diferentes setores da segurança pública e de suas entidades representativas;


Sociedade civil organizada.



 


De Goiânia,


Paulo Victor Gomes


Assessor de Comunicação – Vereador Fábio Tokarski (PCdoB)