SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE JAGUARIÚNA REALIZA SEMINÁRIO PARA PLANEJAR AÇÕES EM 2009
Aconteceu, neste sábado (04), o Seminário de Planejamento Interno para a gestão de 2008/2012 da diretoria do SindMetal Jaguariúna e Região. Durante o evento, diretores e funcionários debateram sobre aspectos funcionais da entidade sob o tema “Crise”.
Publicado 07/04/2009 11:44 | Editado 04/03/2020 17:18
O evento, que começou às 8h e terminou por volta das 20h, levantou diversas questões sobre a atuação sindical durante os meses de crise. Para ilustrar a conjuntura mundial, teve como convidado o comunista Carlos Artiolli, coordenador da Secretaria de Esportes de Campinas e membro do diretório municipal de Campinas do PCdoB.
Artiolli levantou diversos aspectos da conjuntura mundial, entre elas, a necessidade de seguir o exemplo, mais uma vez da França, onde milhares de trabalhadores entraram em greve forçando grandes industriários a rever seus conceitos de redução salarial e de corte de empregos. “É importante que os sindicatos avancem nestas questões e não se deixem intimidar pelos patrões”. Edison Cardoso de Sá, vereador de Jaguariúna e presidente do SindMetal complementa: “Apesar de reconhecermos que muitos setores estão realmente prejudicados pela Crise, sabemos que tem muito patrão se aproveitando da situação para demitir ou engrossar a lista dos que querem flexibilizar e precarizar o trabalho”.
Entre as pautas de discussões do seminário esteve em grande discussão a PLR – Participação nos Lucros e Resultados de 2009, que começa a ser discutidas em várias empresas. “Mais do que nunca os trabalhadores precisam se unir para conquistar”, esclarece o presidente. Também foi discutida a atuação dos setores de imprensa e sindicalização, pois mais do que nunca é necessária a aproximação dos trabalhadores para que os patrões não consigam flexibilizar os direitos adquiridos da classe trabalhadora.
De Jaguariúna, Orlando Flexa