Visita e audiência pública reforçam luta em defesa do Parque Rachel de Queiroz
Integrantes do Movimento Pró-Parque Rachel de Queiroz se reuniram na noite da última sexta-feira (03) para retomar a luta em defesa do parque urbano que, se implantado, vai recuperar e preservar o meio ambiente da região oeste da capital.
Publicado 07/04/2009 09:50 | Editado 04/03/2020 16:35
O evento aconteceu no salão do idoso, no Conjunto Castelo Branco (Presidente Kennedy) e contou com a presença de ambientalistas e militantes de movimentos sociais da região, que aprovaram um calendário de mobilização e divulgação do movimento junto aos moradores dos bairros que integram a área do parque.
Câmara de vereadores realiza visita e audiência sobre o parque
No dia 8 de abril, a Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, da Câmara Municipal de Fortaleza, que o vereador João Alfredo como presidente, realizará visita para conhecer e fazer diagnóstico da área. O início será no pólo de lazer da avenida Sargento Hermínio (bairro Ellery), seguindo o riacho alagadiço e parando na área verde do Presidente Kennedy, ao lado da colégio Santa Isabel. De lá a comitiva, que será acompanhada por uma comissão de moradores, segue até o sítio Pici, no Henrique Jorge. No local, há uma grande área verde que sofre agressões com construções ilegais e nela fica a casa onde a escritora Rachel de Queiroz viveu com sua família, até a década de 1930. Lá, a cearense ilustre, escreveu sua maior obra, “O Quinze”.
No dia 7 de maio, haverá uma audiência pública, também da Câmara Municipal, para debater sobre a instalação do parque. A iniciativa é da vereadora Eliana Gomes e deverá acontecer no colégio Santa Isabel, a partir das 14 horas. A sessão será presidida pela vereadora e além da presença dos parlamentares e moradores da região, representantes de vários órgãos serão convidados, entre eles as Secretarias Municipal e Estadual de Meio Ambiente; o Gabinete da Prefeita Luizianne Lins; o coordenador do Programa Transfor; o deputado Nelson Martins, líder do governo Cid Gomes na Assembléia Legislativa e o arquiteto e professor José Sales, autor do projeto do parque Rachel de Queiroz.
Além destas atividades, os presentes decidiram que irão participar ativamente do processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) que definirá o orçamento do município para o período de 2010 a 2013 (ver calendário abaixo) e lá defenderão a inclusão da criação entre as propostas aprovadas. Outra iniciativa partiu do geólogo Ricardo Theófilo, membro do movimento e um dos maiores defensores do parque urbano. O ambientalista vai agendar visita e apresentação do projeto na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace) e defende que o governo do estado, em parceria com a prefeitura de Fortaleza, assuma a responsabilidade pela criação do equipamento.
Fonte: Site do Bairro Ellery