Sem categoria

Ahmadinejad: Irã espera mudança na política dos EUA

O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, pediu nesta quarta-feira (8) ao presidente americano, Barack Obama, uma “verdadeira mudança de princípios e de conteúdo em sua política”, pois caso contrário “não terá um destino melhor que o de George W. Bush”.

“Estamos esperando essa mudança”, disse Ahmadinejad. “Esperamos que as idéias dele (Obama) sejam baseadas na necessidade de reforma e mudança de políticas. Esperamos que ele consiga efetuar isso”, afirmou Ahmadinejad em um discurso em Isfahan, centro do Irã.



Na última segunda-feira (6) o presidente iraniano esteve no Cazaquistão, em visita oficial, e disse que saúda a proposta de “mudança e transformação”, deixando claro que Teerã espera que Washington dê o próximo passo.



Ahmadinejad ressaltou que o país continuará a desenvolver seu programa nuclear, que reafirmou ser pacífico, e disse considerar essa questão como encerrada, ao mesmo tempo que advertia a administração Obama que ela “não tem direito de determinar o tipo de vida de outras nações, pode fazer isso apenas para o povo americano”.



Por pressão da administração americana e de potências da União Europeia, o Irã foi submetido a sanções pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, que ordenou o fim do programa nuclear iraniano.



O governo iraniano ratificou o desenvolvimento do seu projeto de energia nuclear, assegurou que esse programa tem objetivos pacíficos, já determinado para fornecer combustível às centrais elétricas em construção no país.



Diferentemente da administração anterior, que descrevia o Irã como parte de um “eixo do mal”, que supostamente representaria “riscos à segurança”, a administração Obama discursa em outro sentido, aparentemente disposta a melhorar as relações com Teerã.



Obama em seu discurso de posse, em janeiro, fez uma citação ao Irã, e no mês passado divulgou uma mensagem de vídeo à administração iraniana e à sua população, exortando-os a um “novo começo” nas relações.



Na época, Ali Akbar Javanfekr, um assessor de Ahmadinejad, disse que o Irã aguardava “medidas práticas” por parte dos EUA. “Os Estados Unidos devem admitir seus erros históricos”, disse.



Ahmadinejad manifestou hoje seu desejo de que o início do Ano Novo persa e a chegada da primavera (no hemisfério norte) sirvam para que “a justiça substitua o ódio e a discriminação no cenário internacional”.



Em discurso por ocasião da festa do Noruz, primeiro dia do ano segundo o calendário solar persa, Ahmadinejad ressaltou que a “humanidade deve construir um mundo caracterizado pela paz, pela estabilidade e pela amizade, construído sobre a ética e a espiritualidade”.