Aprovada licença prévia das obras de dragagem e urbanização do Rio Maranguapinho

O projeto irá contribuir para a melhoria das condições de vida da população que reside às margens do rio, e ajudará na recuperação ambiental do Maranguapinho.

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou por unanimidade nesta terça-feira (7), em reunião realizada no auditório da Semace, a licença prévia para as obras de dragagem e urbanização do Rio Maranguapinho. As obras são partes integrantes do Projeto Rio Maranguapinho desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades.


 


O secretário Joaquim Cartaxo afirmou que o projeto, além de contribuir para a melhoria das condições de vida da população que reside às margens do rio, contribuirá para recuperação ambiental do Maranguapinho. Ele fez questão de destacar o apoio unânime dos conselheiros do Coema à iniciativa do Governo do Estado.


 


As obras de dragagem, que serão realizadas ao longo de 22 km do rio, possibilitarão a retirada do entulho existente, formado pelo lançamento desordenado de lixo no Maranguapinho. A expectativa é que sejam retirados cerca de 480 mil m³ de sedimentos. Já as obras de urbanização envolvem a construção de via paisagística nas duas margens do rio, ciclovia e passeio, delimitando a faixa de preservação do Maranguapinho.


 


Também serão implantadas ao longo do rio 40 áreas urbanizadas dotadas de espaços para convivência e equipamentos de lazer e esporte. Serão construídos: 25 playgrounds, 06 pistas de skate, 16 quadras de voleibol, 17 campos de futebol e ainda 140.000 m² de calçadão, incluindo arquitetura paisagística com mobiliário urbano e vegetação.


 


O projeto Rio Maranguapinho envolve ainda a construção de uma barragem para controle de cheias, entre os municípios de Maranguape e Maracanaú; o reassentamento de mais de 9 mil famílias que residem ao longo do rio e a implantação de esgotamento sanitário nas sub-bacias adjacentes ao Maranguapinho. Para isso estão sendo investidos mais R$ 496 milhões, com recursos do Governo do Estado e Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC).


 


Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo do Estado