Greve dos rodoviários atinge sete municípios na Baixada Fluminense
Rodoviários de sete municípios da Baixada Fluminense (Nova Iguaçu, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo, Queimados, Japeri e Mesquita) entraram em greve nos primeiros minutos do dia 8. Os trabalhadores pedem um aumento de 20% no salário.
Publicado 08/04/2009 20:08 | Editado 04/03/2020 17:04
A última proposta de reajuste salarial, oferecida pelas empresas filiadas ao TransÔnibus (sindicato que representa 36 empresas de ônibus da região), foi de 7%. O valor não foi aceito pelo sindicato.
O Tribunal Regional do Trabalho, através do desembargador Marcos Palácio, deu liminar em favor das empresas de ônibus, determinando que no mínimo 40% do efetivo de ônibus deve circular nas cidades afetadas pela paralisação. Caso a decisão não seja cumprida, a multa diária é de R$ 50 mil. A determinação prevê ainda uma reunião para o dia 13 de abril entre as partes envolvidas para que haja uma conciliação.
Esta é a terceira greve de rodoviários em menos de um mês no estado do Rio. Já cruzaram os braços os trabalhadores de Duque de Caxias e Magé, no último dia 31 e Niterói, São Gonçalo, Maricá, Tanguá, Itaboraí e Rio Bonito, no dia 27 de março.