Sem categoria

Mantega diz que novo presidente do BB deverá diminuir juros

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou nesta quarta-feira (8) que Aldemir Bendine assumirá no próximo dia 23 a presidência do BB (Banco do Brasil), no lugar de Antônio Francisco de Lima Neto. O ministro disse que Lima Neto pediu demissão e neg

Segundo Mantega, Bendine assumirá o cargo com um “contrato de gestão”, com o objetivo de elevar o volume de crédito, reduzir o ‘spread bancário’(diferença entre as taxas pagas pelos bancos para a captação de recursos e as que cobram para liberar empréstimos aos seus clientes) e, consequentemente, as taxas de juros cobradas pelo banco.



“O Aldemir Bendine assume com um contrato de gestão em que vai se comprometer a agilizar a liberação de crédito, concorrer com os grandes bancos e incorporar novos clientes”, afirmou.



Durante a entrevista coletiva, Mantega aproveitou para elogiar a gestão de Lima Neto. “Obtivemos um resultado excelente, com mais crédito, redução da inadimplência e incorporação de novas instituições”, disse. Segundo o ministro, o ex-presidente assumirá outro cargo no Banco do Brasil.



No ano passado, o lucro do BB alcançou R$ 8,8 bilhões, um aumento de 74% na comparação com 2007. Contudo, o resultado recorde não foi suficiente para impedir que a instituição perdesse o primeiro lugar no mercado financeiro, após a fusão entre o Itaú e o Unibanco.



Lula: obsessão em reduzir o “spread”



Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia confirmado a saída de Antônio Francisco de Lima Neto. “A informação que recebi do ministro ontem é que ele queria sair. Mas eu não tenho detalhes da saída”, disse.



Contudo, especula-se que a demissão ocorreu por que Lula estaria insatisfeito com as elevadas taxas de juros cobradas pela instituição financeira. Desde o ano passado, o presidente tem pressionado o BB e a Caixa Econômica Federal a reduzir os juros e o spread bancário, diante do agravamento da crise financeira mundial.



Questionado por jornalistas se o novo presidente do BB terá que reduzir o spread bancário, Lula afirmou que essa é sua obsessão. “A redução do spread é uma obsessão minha. Precisamos fazer ele voltar à normalidade nesse País. Não há necessidade do spread bancário ter subido tanto no Brasil de julho para cá. Quem tem bancos públicos como o Brasil pode, através deles, começar essa tarefa de reduzir a taxa de spread”, afirmou.



O novo presidente do Banco do Brasil tem 45 anos e há 30 trabalha na instituição financeira. Graduado em Administração de Empresas, Bendine exerce atualmente a vice-presidência de Cartões e Novos Negócios de Varejo do BB. Ocupou ainda os cargos de vice-presidente de Varejo e Distribuição, secretário- executivo do Conselho Diretor, gerente-executivo da Diretoria de Varejo e gerente de agência.



Bendine também exerceu os cargos de diretor-executivo da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), diretor-presidente da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços), presidente do Conselho de Administração da CBSS (Visa Vale), diretor-presidente da BB Administradora de Cartões e BB Administradora de Consórcios.


 


Fonte: Diário Online