Sociedade goianiense se reúne para debater segurança pública
Dentro do contexto da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, que ocorre em agosto, o vereador Fábio Tokarski convocou a sociedade da Região Metropolitana de Goiânia para discutir os problemas de Segurança Pública. O evento aconteceu nesta terç
Publicado 08/04/2009 18:26 | Editado 04/03/2020 16:44
“Realizamos um evento vitorioso”. Foi com essas palavras que o Vereador Fábio Tokarski, do PCdoB goiano, encerrou as atividades da 1ª Conferência Livre de Segurança Pública para Goiânia. O ato foi realizado nesta terça-feira, 7 de abril, na Câmara Municipal da capital do Estado de Goiás. O tema central foi “Segurança com cidadania: Participe dessa mudança”.
Estudantes secundaristas e universitários, servidores da Guarda Municipal, Policiais Militares e Civis, Bombeiros, Associações de Bairros, Conselhos de Segurança e outros segmentos da sociedade civil estiveram presentes na Sessão Especial de iniciativa do comunista.
As Conferências Livres fazem parte do ciclo de atividades rumo à 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, organizada pelo Governo Federal. O representante do Ministério da Justiça, Guilherme Leonardi (Coordenador de Mobilização da Conferência), ressaltou a importância do evento. “Talvez, seja a primeira vez, no Estado de Goiás, que todos os segmentos da sociedade se reúnem para discutir Segurança Pública”, observou.
“Percorri vários Estados e vários municípios pelo país, mas nunca vi uma mesa tão representativa como aqui”, afirmou Leonardi. A mesa foi composta pelos pesquisadores Pedro Sérgio dos Santos (das Universidades Católica e Estadual de Goiás) e Dalva Maria Borges (da Universidade Federal de Goiás), o Ver. Francisco Jr. (Presidente da Câmara de Goiânia), Mauro Miranda (Sec. De Governo do Executivo Municipal), Ernesto Roller (Sec. De Segurança do Estado), Osmar Magalhães (Sec. Institucional da Prefeitura), Ademir Menezes (Vice-Governador do Estado), Dr. Daniel Adorni (Coordenador da etapa estadual da Conferência), Cel. Camelo (Coordenador da etapa municipal), Isaura Lemos (Dep. Estadual) e Desembargador Paulo Teles (Pres. do Tribunal de Justiça), além de Tokarski e Leonardi.
Fábio Tokarski iniciou sua fala parabenizando o Governo Federal pela iniciativa da Conferência Nacional. “São muitas as causas geradoras de violência. A ausência de um Plano Nacional que unifique a prevenção e o combate a essas causas é um grave problema’, ponderou.
Ernesto Roller lamentou as dificuldades as quais passa o Estado. “A violência cresce em progressão geométrica, mas os recursos crescem em progressão aritmética”, disse ele. Para o Secretário, mais investimento é necessário para sanar os problemas de criminalidade em Goiás.
O Vice-Governador do Estado, Ademir Menezes seguiu a mesma linha de raciocínio. “O Governo Estadual tem empenhado todos os esforços na área de Segurança Pública, mas entendemos que é preciso fazer muito mais”, afirmou.
No período vespertino, uma reunião mais reduzida definiu encaminhamentos a serem tomados para a construção das próximas etapas da Conferência. “É necessário estimular a participação popular e, desde já, constituir um Fórum Metropolitano de Prevenção à Violência”, disse Tokarski.
“Se engana quem pensa que entende de segurança só quem atua na área. Todos nós somos capazes de dar nossa contribuição ao debate. Principalmente, aqueles que sofrem diretamente com a criminalidade”, concluiu o Cel. Camelo, reforçando a importância da participação popular.
Autoridades e membros da Sociedade Civil Organizada parabenizaram o vereador comunista pela iniciativa de trazer esse debate para a sociedade goiana.
De Goiânia,
Paulo Victor Gomes
Assessor de Comunicação – Vereador Fábio Tokarski (PCdoB)