Bicentenário de Louis Braille é comemorado na Assembleia

Os 200 anos de nascimento de Louis Braille, responsável pela criação do sistema de anagliptografia ou sistema braille, de leitura para cegos, foi comemorado na tarde desta quarta-feira (08/04) na Assembléia Legislativa. A deputada Rachel Marques (PT), req

A deputada petista disse ainda que o exemplo de Louis Braille inspira a luta e os movimentos que trabalham com a pessoa cega e citou o escritor José Saramago, autor do livro: “O ensaio sobre a cegueira” para ilustrar seu exemplo: “Não basta ver, precisa enxergar”.


 


Rachel Marques é autora de duas leis que beneficiam os cegos. Uma, obriga as empresas de transporte intermunicipal a oferecerem o itinerário das viagens, também no Sistema Braille. A outra, obriga empresas de telefonia, água e energia a fornecerem suas contas, também no Sistema Braille. Também é de autoria da deputada, projeto de lei que institui o Dia Estadual do Sistema Braille, a ser comemorado, anualmente, sempre em oito de abril.


 


Louis Braille nasceu em 4 de janeiro de 1809, ficou cego durante a infância e, em 1825, apresentou a primeira versão de um sistema de escrita e leitura em relevo: o Braille, voltado para portadores de deficiência visual.


 


Durante a sessão solene foram homenageados com uma placa alusiva ao bicentenário, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE); Maria Lúcia Barbosa, presidente da Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais; Dalton Guimarães, diretor da empresa de transporte Vitória; Ari Sidou, presidente da Associação dos Professores de Ensino Superior do Ceará; Gonzaga Mota, ex-governador do Estado do Ceará. Todos, por se destacarem na luta em prol dos cegos.


 


O presidente da Associação dos Professores de Ensino Superior do Ceará, Ari Sidou ao falar pelos homenageados, ressaltou que a luta dos cegos e pela melhoria de condições de vida deles é uma questão de solidariedade, fraternidade e humanidade. “O trabalho da Apesc, contribuindo com a conclusão do ensino de 2º grau de cegos, é uma honra para todos que fazem a entidade”, disse ele.


 


O deputado federal Chico Lopes declarou ter iniciado sua militância junto aos cegos quando se tornou vereador. “Luta pela qual continuo até hoje, sempre buscando trabalhar pela elaboração e cumprimento de políticas públicas que venham beneficiá-los”, disse ele.


 


Numa iniciativa dos Correios, da Assembléia e da Comissão Brasileira para o bicentenário de Louis Braille, durante a solenidade foi realizada a obliteração de selo alusivo à data.



Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social  da AL