Petrobras analisa proposta do Iraque para construção de refinaria
O Ministro do Planejamento do Iraque, Ali Ghalib Baban, anunciou, em seminário realizado na Organização Nacional da Indústria do Petróleo e Gás, (Onip) no último dia 8, que convidou a Petrobras para construir uma refinaria em seu país. A estatal brasil
Publicado 09/04/2009 14:26
No entanto, o modelo de parceria ainda não foi definido, mas o ministro adiantou que o petróleo será fornecido a preço subsidiado. A refinaria, segundo ele, teria capacidade de refino de mais de 200 mil barris/dia. Atualmente, o Iraque possui a segunda maior reserva de petróleo do mundo, além do menor custo de produção, que varia de US$ 3 a US$ 5.
A produção do país atualmente é de 2,4 milhões de barris/dia e as reservas estimadas somam 180 bilhões de barris, a maior parte localizada em terra. O ministro iraquiano disse ainda que a indústria do petróleo será uma das mais importantes para reconstruir a economia do país. E fez questão de frisar a importância de parcerias com empresas brasileiras. “Temos muito interesse em contar com a parceria do Brasil. Entre todos os investidores mundiais, o Brasil está em primeiro lugar”, disse.
A informação é do Monitor Mercantil