China fixa teto para salário de executivos de estatais
O Ministério das Finanças da china impôs um limite à remuneração dos altos executivos de instituições financeiras, devido ao desgaste que a crise provocou ons ganhos dessas empresas em 2008. O anúncio foi feito na quinta-feira (9), em uma circular publica
Publicado 11/04/2009 22:57
O novo regulamento foi adotado sob pressão de críticas do público aos enormes pacotes de remuneração de altos executivos de empresas financeiras de propriedade estatal. O ministério estabeleceu que o salário básico dos executivos em 2008 não deverá ser superior a 90% do nível de 2007.
Duas horas e meia depois que a notícia foi publicada no site www.sina.com.cn, 584 internautas tinham feito comentários, quase todos elogiando a medida.
A norma incide sobre os pagamentos antes dos impostos, incluindo salários, bônus e seguro social. Segundo o ministério, o teto irá melhorar o equilíbrio na distribuição ea renda e incentivar uma reforma nos mecanismos de remuneração.
A circular disse que a medida é coerente com a situação interna e internacional. Executivos de algumas das instituições financeiras estatais chegara a cortar voluntariamente seus vencimentos, mesmo que suas empresas prevejam um aumento dos lucros.
As empresas que tiveram um declínio de seus ingressos no ano passado poderiam cortar mais 10% sobre o teto. Os cortes podem ser mais profundos em empresas que sofreram redução em seus lucros, de acordo com a circular.
O ministério também pediu que se ajustasse as discrepâncias entre pagamentos de executivos de empresas do setor financeiro, solicitando cortes maiores sobre aqueles que recebem pagamentos mais elevados que a média fixada em 2007.
Também foi solicitada a definição de tetos para os salários de funcionários das sociedades financeiras, estabelecendo uma clara diferença entre cargos e desempenho.
Esta é a segunda vez que o Ministério das Finanças que impõe tetos salariais. Numa circular anterior, de fevereiro deste ano, a pasta estabeleceu que o salário dos altos executivos de instituições financeiras estatais deve ser de no máximo 2,8 milhões yuan (cerca de US$ 410 mil).
A nova medida visa também evitar a concorrência entre instituições financeiras, que em 2008 ofereceram vantagens salariais para disputar executivos, disse Guo Tianyong, professor na Universidade Central de Finanças da China.
Fonte: agência Xinhua