Estoque de bolsas de sangue do Hemoce ainda está baixo

Para manter um estoque considerado razoável e capaz de suprir as necessidades da rede hospitalar pública do Estado, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) precisa de mil bolsas de sangue distribuídas entre os fatores Rh positivo e negativ

Normalmente, completa, por ser o mais requisitado, o fator negativo é o que mais preocupa, estranhando que, neste momento, os dois fatores estão com estoque baixo. Sem saber precisar qual o estoque atual de sangue do Hemoce, aproveitou para chamar a atenção das pessoas para a importância da doação de sangue, destacando as campanhas. ´As pessoas responderam bem a campanha desenvolvida durante o Carnaval deste ano´, lembra.


 


Prova de que as campanhas estão surtindo efeito, foi o resultando do primeiro dia da coleta especial da Semana Santa quando foram recolhidas 20 bolsas. Ontem, até às 10h, cerca de quatro pessoas haviam feito doações. A média de coleta varia entre 10 a 12 bolsas.


 


Mas nem todo sangue é aproveitado, dependendo do resultado de uma bateria de exames. Os resultados saem dentro de 15 dias. A enfermeira atenta para o fato de que o feriado da Semana Santa, muitas vezes, é mais violento do que o do Carnaval, daí a necessidade de manter um bom estoque.


 


´O agravante neste feriado é que muitos voluntários fizeram doações no período do Carnaval´, diz, explicando que é necessário o intervalo de dois meses para que possam fazer novas doações. Por isso, a enfermeira não esconde a preocupação. Com o objetivo de aumentar o estoque, o Hemoce realiza durante os feriados da Semana Santa coleta de sangue, tendo como público alvo novos voluntários. Para isso, o posto de coleta do IJF alterou o seu horário de funcionamento.


 


Na quinta e na sexta-feira funcionou das 7h às 18h30min; hoje e amanhã, as coletas serão feitas das 13h às 17h45min. O horário de funcionamento do posto é de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30min.


 


Antes de fazer a doação, o voluntário passa por uma triagem. Deve portar um documento de identidade com foto, estar bem alimentado, saudável, pesar mais de 50Kg, ter mais de 18 anos e ter dormido bem na noite anterior.