Sem categoria

PCdoB aponta ''fatos novos'' a 37 anos da Guerrilha do Araguaia

No 37º aniversário do início da Guerrilha do Araguaia, o PCdoB, que dirigiu o movimento, afirma que ''fatos novos impõem a retomada do debate sobre o tema''. Em nota, o presidente do partido, Renato Rabelo, avalia como ''uma mácula que torna inconcluso o

A Guerrilha começou em 12 de abril de 1972, com o ataque do Exército à população pobre do sul do Pará, e terminou em 1975, esmagada pelas tropas do Exército, com a captura e execução dos últimos guerrilheiros. A ditadura ordenou que não fossem feitos prisioneiros e proibiu a imprensa de noticiar o ato.

Com a redemocratização, o Araguaia ganhou as manchetes e teve início o movimento pela abertura dos arquivos e a entrega dos corpos  dos guerrilheiros. Renato Rabelo adverte que o projeto de submergir a região com a represa da Usina Santa Isabel ''tornaria impossível encontrar os restos mortais dos que ali tombaram''.

Veja a íntegra:

''Exigências democráticas em relação à Guerrilha do Araguaia''

''No dia 12 de abril completa-se 37 anos do início da Guerrilha do Araguaia, principal movimento armado de resistência à ditadura militar, ocorrido nas selvas da Amazônia, no sul no Pará.

Mais de 70 combatentes, com o apoio da população local, sobretudo, dos camponeses pobres, por quase três anos enfrentaram as tropas das Forças Armadas que mobilizaram mais de 12 mil homens para a região. Os guerrilheiros e guerrilheiras lutaram e deram suas vidas para a edificação de um país democrático, soberano e que assegurasse vida digna ao  povo.

Naquele período o país vivia sob uma sangrenta ditadura que havia sufocado as liberdades democráticas e reprimia violentamente as formas mais elementares de manifestação. À medida que a ditadura multiplicava seus crimes, crescia na Nação o sentimento e a consciência de que a resistência em prol da democracia deveria se insurgir contra àquelas atrocidades. O PCdoB ecoando está consciência de amplos setores da sociedade, concluiu que a resistência guerrilheira seria um importante instrumento na luta pelas liberdades e pela democracia.

O Partido Comunista do Brasil rende suas homenagens aos combatentes do Araguaia— homens e mulheres que tombaram em combate ou foram covardemente torturados e executados pelos algozes. Por terem lutado ao preço de suas próprias vidas pela causa do Brasil, do povo e da democracia, integram a galeria dos heróis do povo brasileiro.

Transcorridos quase quatro décadas daquela heróica jornada, hoje vivemos uma nova situação. Grandes avanços democráticos, de afirmação da soberania nacional e conquistas sociais foram obtidos. Há, no entanto, uma mácula que torna inconcluso o processo de redemocratização do país. Uma dívida de caráter humanitário que o estado brasileiro sob a direção de forças progressistas não pode deixar de pagar.

Até agora se negou ao povo e à história o conhecimento dos fatos ocorridos num período tão importante para a nação. Os arquivos da ditadura não foram abertos e os corpos dos mortos e desaparecidos no enfrentamento ao regime militar não foram entregues as seus familiares para que pudessem ser sepultados em túmulo honroso.

Fatos novos impõem a retomada do debate sobre o tema.

Há uma sentença proferida pela Juíza da 1ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, já transitada em julgado. Tal sentença determina, entre outras medidas, a abertura dos arquivos relativos à Guerrilha do Araguaia e a devolução dos corpos dos guerrilheiros a seus familiares.

Para agravar a situação há em discussão o projeto de construção da Usina Hidroelétrica de Santa Izabel que, segundo notícias da imprensa poderá alagar a região da guerrilha, o que tornaria impossível encontrar os restos mortais dos que ali tombaram.

O Partido Comunista do Brasil, por suas convicções e em sintonia com os legítimos direitos e anseios dos familiares dos mortos e desaparecidos na Guerrilha do Araguaia, mais uma vez, exorta o governo federal para que acelere a abertura dos arquivos da ditadura sobre a Guerrilha do Araguaia. De igual modo, com apoio dos democratas brasileiros, conclama o governo da República a atuar com firmeza e agilidade para remover obstáculos que há décadas impedem que os corpos dos guerrilheiros sejam entregues  aos seus familiares.

São Paulo, abril de 2009
Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB