Postos de saúde em Fortaleza atendem no feriado

Postos de saúde abriram, ontem, com o objetivo de desafogar a demanda nos hospitais dos bairros da periferia

Evitar a saturação nos hospitais secundários e terciários, quando não são casos de urgência e emergência. Foi com esse propósito, que postos de saúde da rede básica do Município estiveram abertos, ontem de 7 às 19h, a fim de atender a demanda reprimida por atenção básica.


 


Tanto para médicos e pacientes, a abertura dos postos na Sexta-feira Santa foi um fato inusitado. A idéia surgiu da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) , que determinou a abertura de 15 postos de saúde no feriadão, ampliando a oferta de atendimento.


 


O médico Paulo Barroso, que estava de plantão, disse que a iniciativa é positiva, porque, de fato, desafoga os hospitais dos bairros da periferia. No caso do Genibaú, houve um atendimento de uma demanda, que, em geral, procura o Hospital Nossa Senhora da Conceição, localizado na quarta etapa do Conjunto Ceará.


 


Apesar da presença de médicos e outros profissionais da Saúde, os postos demonstraram precariedade na oferta dos serviços básicos. Esse foi o caso do Galba de Araújo, localizado na Avenida Fernandes Távora, no Parque Genibaú. Ontem, o aerossol não pôde ser aplicado porque estava quebrado. Também faltaram materiais para a realização de curativos de primeiros socorros.


 


No Centro de Saúde da Família (CSF) José Paracampos, o funcionamento durante o “feriadão” foi uma forma de conter a demanda do Hospital Distrital Gonzaga Mota, localizado no Conjunto José Walter. Para o médico Francisco Oliveira, a iniciativa é válida, uma vez que boa parte das pessoas que buscam a rede hospitalar pública pode ser atendida pelos postos de saúde.


 


Houve , no entanto, unidades que estavam programadas para atender o público, mas se encontrava fechada no dia de ontem. Essa situação aconteceu com o Centro de Saúde da Família (CSF) César Cals, localizado no Pici.


 


Segundo o morador da Rua Vitória, n° 73 no Pici, Antônio José Lourenço Vieira, as dificuldades de se contar com médicos acontece quase todos os dias da semana. “Não posso imaginar que seria diferente no dia de hoje”, afirmou.


 


O serviço extraordinário de atendimento aos pacientes começou na quinta-feira passada e se estende até a próxima segunda-feira, quando é ponto facultativo nas repartições públicas. No dia 13, celebra-se o aniversário de Fortaleza.


 


A Coordenação Geral de Gestão Hospitalar da SMS estabeleceu uma série de medidas a serem tomadas pelos hospitais da Rede Municipal para o período, em vista da expectativa de aumento de demanda de pacientes.


 


Uma delas é suspender as cirurgias eletivas de quatro a 13 deste mês, com o objetivo de aumentar a oferta de leitos para urgência e emergência.


 


Os pacientes internados na rede municipal também passaram por avaliação médica. Aqueles identificados como estáveis receberam “alta temporária”, na perspectiva de liberação de leitos para atendimento a pacientes de emergência.