Construção da policlínica de Baturité atenderá mais nove cidades do Interior
Ao ser concluída a unidade atenderá, além de Baturité, as cidades de Acarape, Aratuba, Aracoiaba, Capistrano, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Palmácia e Redenção.
Publicado 20/04/2009 14:48 | Editado 04/03/2020 16:35
Na última sexta-feira (17/04), o Governo do Estado deu mais um importante passo no processo de melhoria da qualidade do setor da saúde no Ceará. Em Baturité o secretário da Saúde, João Ananias, representando o governador Cid Gomes, assinou a ordem de serviço para a construção da Policlínica do município. Ao ser concluída a unidade atenderá, além de Baturité, as cidades de Acarape, Aratuba, Aracoiaba, Capistrano, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Palmácia e Redenção. Até 2010, sob a administração de Cid Gomes, serão erguidas um total de 21 Policlínicas, uma em cada microrregião.
O secretário da Saúde informou que na construção da Policlínica de Baturité o Governo investirá um total de R$ 2.943.134,12, recursos oriundos exclusivamente do tesouro estadual. “Serão ao todo 3696 atendimentos por mês. Toda a região será plenamente atendida contando com 10 especialidades. Atualmente a população dessa região tem que se deslocar até Fortaleza para a realização de exames médicos. A vinda da Policlínica para Baturité muda essa realidade de forma definitiva”, ressaltou.
Ananias confirmou que na última quarta-feira (15), o governador Cid Gomes, em companhia de prefeitos da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), participou de audiência com o ministro da saúde, José Gomes Temporão, onde apresentou projeto para a aquisição de um hospital em Fortaleza para atender os municípios da RMF. “Estamos trabalhando para garantir o direito à saúde, constitucional a todos os cidadãos. Os investimentos do Governo do Estado nesse setor deverão totalizar cerca de R$ 466 milhões. Precisamos fortalecer, melhorar e qualificar cada vez mais os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, defendeu.
Na ocasião o secretário destacou também a construção de cinco Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), que vão atuar em conjunto com as Policlínicas. “As unidades ficam em Juazeiro do Norte, Ubajara, Russas, Baturité e Acaraú. Todos integram o Programa de Expansão e Melhoria da Assistência no Estado do Ceará, que prevê a construção de mais 11 CEOs Regionais”, finalizou.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Domingos Filho, a instalação do equipamento em Baturité, além de desafogar os hospitais da Capital, melhoram a qualidade de vida dos munícipes. “Reconhecemos que as dificuldades são muitas, mas com a união Governo do Estado, Assembléia Legislativa e prefeituras municipais estamos mudando a realidade da saúde em cada município cearense. Isso atua positivamente no cotidiano dos cidadãos”, disse.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado