Semana da Caatinga acontece entre 22 e 28 abril no Ceará

Durante o período haverá eventos em Fortaleza e no Interior.

O Governo do Estado do Ceará, através do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e da Assembléia Legislativa, em parceria com o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga, promoverá, do dia 22 a 28 de abril próximos, a Semana Estadual da Caatinga. Haverá eventos em Fortaleza e nos municípios de Tauá (22), Quixeramobim (23), Crateús (24), General Sampaio (25) e Sobral (27), culminando no plenário da Assembléia Legislativa, dia 28 (Dia Nacional/Estadual da Caatinga), com palestras, exposições e a entrega da Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa.


 


Dentro da programação, segundo informou a presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente,  Tereza Farias, será inaugurado em Tauá, no dia 22, escritório do Projeto Mata Branca que dará suporte ao trabalho desenvolvido por técnicos do Governo e sociedade civil, inicialmente em seis municípios da Região dos Inhamuns, onde se busca junto ao homem do campo a convivência sustentável com o semiárido.


 


Mudas


 


Consta ainda na programação a distribuição de mil mudas de plantas nativas da região, palestras e assinatura de convênio entre o Conpam e a Prefeitura Municipal de General Sampaio de doação de equipamentos a serem usados pelas brigadas em caso de incêndios, naquela cidade. Em Crateús, além da distribuição e plantio de mudas nas escolas e no 40º Batalhão da Infantaria e do curso de multiplicadores em Educação Ambiental, haverá a reunião do Pacto Ambiental dos Inhamuns e Sertão de Crateús, seguida da palestra e exposição: “O Surpreendente Mundo da Caatinga”.


 


A semana será encerrada, no dia 28 de abril, dia Nacional da Caatinga, na Assembléia Legislativa do Ceará, com apresentação dos safoneiros Ítalo e Reno. Em seguida, a presidente do Conpam faz exposição sobre o Projeto Mata Branca e entregará a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa, instituída pelo decreto governamental de nº 27.781, de 26 de abril de 2005, este ano destinada a um agricultor escolhido pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga.


 


Haverá homenagem aos idealizadores do Projeto Pingo d'Água, lançado no município de Quixeramobim, que este ano completa uma década em execução. Na oportunidade, também será apresentada pela procuradora do Patrimônio e Meio Ambiente do Estado, Lúcia Teixeira, mensagem de lei para a criação do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (Seuc).


 


Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo do Estado