Arca das Letras beneficia mais 14 Comunidades Rurais

Comunidades rurais do Rio Grande do Norte recebem, na próxima quinta-feira (23), 14 novas bibliotecas rurais do programa Arca das Letras. Serão beneficiadas comunidades rurais e colônias de pescadores dos municípios de Arez, Canguaretama, Espírito Santo,

“Trata-se de uma ação afirmativa, e simboliza o compromisso social do governo, na esfera federal e estadual, com a construção da democracia, através do acesso à leitura e ao conhecimento”, afirma o secretário da SEARA, Canindé de França.


 


Segunda a Coordenadora Nacional do Programa, Cleide Soares, no mesmo local, às 9h, serão capacitados 28 agentes de leitura voluntários das comunidades, que ficarão responsáveis pelas atividades da biblioteca. “Eles vão aprender a realizar o empréstimo dos livros, as técnicas de incentivo à leitura e a organizar eventos para ampliação dos acervos”, explica. 


 


Essa é uma ação da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Governo Estadual, através da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária do Rio Grande do Norte – SEARA, em parceria com Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte – Emater/RN, Agrinho e o Programa Nacional de Crédito Fundiário, e conta com o apoio do Banco do Brasil – BB Fome Zero.


 


ARCA DAS LETRAS


 


O Arca das Letras, programa nacional de incentivo à leitura no meio rural, foi criado em 2003 pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros em assentamentos, comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos. No RN, é executado Governo do Estado, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária – SEARA, e entidades parceiras que congregam um comitê gestor.


 


O Rio Grande do Norte é o primeiro estado brasileiro em número de bibliotecas, com 642 unidades instaladas em 108 municípios, entre 2004 e 2009. São mais de 45 mil famílias atendidas por meio do acesso a mais de 86 mil livros. “Alcançamos este lugar, não só pelo número de Arcas, mas pelo número de parcerias firmadas e pelo respeito as singularidades culturais da população do campo”, enfatiza a Coordenadora Estadual do Programa, Sônia Paiva. A meta para este ano é chegar a 1.000 Bibliotecas, atendendo, inclusive, a todas as comunidades rurais indígenas, as remanescentes de quilombos e as dos Programa Credito Fundiário e Banco da Terra, programas também administrados pelo governo estadual, através da SEARA.


 


Para Canindé de França, o sucesso na execução do programa no Rio Grande do Norte é “resultado extremamente positivo do desenvolvimento das ações em articulação com Instituições representativas da sociedade civil, do movimento sindical dos trabalhadores rurais e da agricultura familiar, governos Federal, Estadual e Municipais”.


 


Cada biblioteca tem cerca de 200 títulos obtidos por doação. São livros de literatura para todas as idades, especializados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pesca, além de estatutos e leis brasileiras. Para a implantação das bibliotecas rurais, os moradores indicam o local de sua instalação, os assuntos de seu interesse e seus agentes de leitura.


 


Conhecidas como móveis-biblioteca, as arcas foram fabricadas por sentenciados da Penitenciária Agrícola Mário Negócio, em Mossoró/RN. Por esse trabalho, eles recebem o benefício da remissão de suas penas.


 


Em todo o Brasil, o Programa implantou 6.109 bibliotecas rurais em mais de 1.800 municípios. O número de livros distribuídos passa de 1,3 milhão, beneficiando acima de 700 mil famílias do campo. A administração das bibliotecas é feita por mais de 12 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural.


 


Programação


23 de abril de 2009 – quinta-feira – Natal/RN


9h: Capacitação dos agentes de leitura


12h: Solenidade de entrega de bibliotecas para as comunidades rurais 


Local: Auditório da Emater – Centro Administrativo do Estado, Km 0, BR-101


 


por Jana Sá – de Natal