Audiência Pública debate obras do Ceitec na ALERS
Na manhã desta quarta-feira (22) ocorreu na Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável , a audiência pública sobre o andamento das obras do Ceitec, a maior fábrica de chips eletrônicos da América Latina, localizada em Porto Alegre.
Publicado 22/04/2009 16:57 | Editado 04/03/2020 17:11
O deputado e líder da bancada do PCdoB, Raul Carrion , propositor da audiência, tratou das questões como as oscilações de energia na fábrica de chips e o atraso na conclusão das obras. Também lembrou as inúmeras audiências públicas por ele solicitadas, desde o início de 2007, suas emendas ao Plano Plurianual, à LDO e ao Orçamento, visando garantir os recursos para a concretização do Ceitec.
Segundo o presidente do Ceitec, Edward Weichselbaumer, em dez horas houve 400 flutuações no abastecimento de energia, resultando na queima de três equipamentos de alta tecnologia, avaliados em 60 mil dólares.
A medida encontrada para solucionar o problema é a instalação das chamadas linhas redundantes, que assegurariam a estabilidade à rede elétrica e protegeria os equipamentos sensíveis, como já haviam se comprometido, em audiência pública realizada em dezembro de 2008, a Secretaria de Infra-Estrutura e Logística, a CEEE e a Secretaria da Fazenda.
Carrion registrou a ausência da Secretaria de Infraestrutura do estado, responsável pelo convênio para a construção das duas linhas exclusivas de fornecimento de energia ao Ceitec, e ressaltou a falta de compromisso na conclusão das obras, previstas para abril e com adiamento para junho.
“Nós não somos contra a burocracia necessária, essa discussão é de 2007. Está faltando vontade política” afirma o parlamentar.
Foram encaminhados na audiência pública visita dos deputados ao Ceitec, nova reunião com a presença do secretário da Secretaria de Infraestrutura, Daniel Andrade, além de todas as partes presentes e reunião com a Prefeitura de Porto Alegre.
De Porto Alegre
Liane Priscila Rodrigues