Secretaria dos Povos Indígenas será implantada em 90 dias

Em comemoração ao Dia do Índio, dia 19 de abril, o governador Eduardo Braga anunciou a criação da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (SEIND), com previsão para implantação no prazo de 90 dias. O anúnc

Com a criação da SEIND, a FEPI passa a não mais existir, dando lugar a um órgão representativo com status de Secretaria de Estado. A criação da SEIND faz parte de um das reivindicações dos Povos Indígenas nas 1ª e 2ª Conferências Estaduais dos Povos Indígenas, realizadas em 2003 e 2008. O novo órgão tem por finalidade formular, executar e implementar a política de etnodesenvolvimento do Estado aprovada no Conselho Estadual dos Povos Indígena. Tendo como linhas de ação: promover a articulação das diferentes políticas e ações do Governo do Estado voltadas para os povos indígenas.  


 


 


“Nós estamos evoluindo da condição de Fundação para Secretaria, para a condição de gestor absoluto e pleno da política pública indígena no Estado do Amazonas. É a primeira instituição indígena autônoma de dentro do nosso governo, democrática, e o mais importante, constituída pelas populações indígenas. Sabemos que é um momento de crise, mas o nosso compromisso está de pé”, declarou o governador Eduardo Braga.


 


 


Para os indígenas, a ação foi uma conquista que vai estreitar ainda mais a relação com o governo estadual. “O governo estabelece agora uma ligação com os povos indígenas do Amazonas. Mostrou a importância de fazer política pública respeitando a nossa gente e a nossa cultura. Agora, com a secretaria, teremos maior autonomia perante as demandas das comunidades indígenas”, declarou Jecinaldo Saterê, presidente da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).


 


 


Agecom AM


 


Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm