Programa do biodiesel vai incluir mais agricultores familiares

Para o período de 2008 a 2013 estava prevista uma mistura de 2% de biodiesel no diesel.

O diretor-geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), em exercício, engenheiro agrônomo Adalberto Nascimento, recebeu, nesta quarta-feira (22), a visita de dois consultores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que trabalham no Nordeste com a temática da inclusão da agricultura familiar no programa nacional do biodiesel.


 


De acordo com Adalberto Pereira, a ideia da visita é ter uma maior interação com o grupo de trabalho em São Raimundo Nonato, para dar mais assistência técnica aos agricultores familiares que plantam (mamona) no Território Serra da Capivara e que esse trabalho possa ser consolidado até o processo de comercialização. “A estratégia é que, a partir da assistência técnica que o Emater já propiciou aos agricultores familiares nesta safra, se possa aumentar o número de agricultores para a próxima safra e que, através da concretização dos compromissos que foram feitos pelo Emater, MDA e pela Petrobras, esses agricultores passem a ser multiplicados e se consiga dobrar o número de agricultores atendidos este ano”, explica.


 


De acordo com o consultor Stefano Gorf, a proposta do MDA é fortalecer bastante a rede temática do biodiesel, tanto no Piauí como nos outros estados do Nordeste. Ele disse que na semana passada foi realizada uma reunião em Salvador (BA), que contou com a participação do coordenador estadual do Emater. “Viemos sincronizar cada vez mais as ações da coordenação de bicombustíveis do MDA com as ações do Emater-Piauí. Devemos afinar cada vez mais as ações que promovem a inclusão da agricultura familiar”, disse.


 


Ele disse ainda que este ano já estão sendo constatados bons avanços, mas é preciso arrematar este trabalho e dar um passo concreto na quantidade de contratação de agricultores familiares junto às empresas de biodiesel nesta safra 2009/2010. “Em termos de Brasil, observamos que o avanço do programa de bicombustíveis está sendo até mais rápido do que o previsto. Para o período de 2008 a 2013 estava prevista uma mistura de 2% de biodiesel no diesel. A partir da metade do ano, este percentual deverá subir para 4%. Então, estamos bem à frente do que o governo se propôs a fazer”, explica Stefano Gorf.


 


“No entanto, em relação à inclusão da agricultura familiar, sobretudo no Nordeste, estamos aquém das expectativas geradas no início do projeto. Nesta safra 2008/2009 estamos conseguindo encontrar o caminho certo. Temos bons resultados no Piauí e nos outros estados que nos fazem ter confiança de que em torno destes agricultores que estão tendo sucesso nesta safra, vamos poder dar um salto muito grande na próxima safra”, concluiu o consultor.


 


Fonte: CCom