Sem categoria

Caracas realiza fórum contra racismo

O fórum contra o racismo “Hipocrisia e cumplicidade”, da Organização de Nações Unidas (ONU), teve início nesta sexta-feira (24), em Caracas, promovido pela Universidade Boliviana de Venezuela (UBV). Diana Stanzioni, professora da UBV e membro do Movime

A reunião coincide com a última sessão da Conferência Mundial contra o Racismo e a Discriminação Racial, iniciada na última segunda-feira, em Genebra, com a ausência de Estados Unidos, quem paradoxalmente é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Ademais, ausentaram-se oito nações aliadas de Washington, todas em solidariedade com Israel.



O presidente da Assembleia Geral da ONU, Miguel D´Escoto, objetou a declaração final da conferência, por excluir uma referência ao reconhecimento dos direitos humanos do povo palestino.



Um dos organizadores do encontro de Caracas, o Fórum Itinerante, articula seu trabalho com diversos movimentos sociais dentro e fora do país, e forma parte de campanhas pela defesa da soberania dos povos.



Desde janeiro de 2005 desenvolve encontros em diversos espaços públicos e auditórios de Caracas e em outras cidades.



A organização realizou debates sobre vários temas, entre eles as intervenções dos Estados Unidos na América Latina, a Agência Central de Inteligência na Venezuela, paramilitarismo, massacres e desaparições forçadas.



A alta casa de estudos é a mais jovem do país criada, em 2003, por decreto do presidente Hugo Chávez como parte da Misión Sucre, destinada a atender aos setores populares que possuem menos acesso às instituições de educação superior.