Esquentam as articulaçõe para a sucessão de 2010 no Amazonas

As articulações para as eleições de 2010 começam a esquentar no Amazonas. A informação de que o vice-governador Omar Aziz (PMN) pode ser candidato ao comando do executivo estadual repercutiu no Assembléia L

Apesar das eleições municipais de 2008, quando disputou a Prefeitura de Manaus com o apoio do governador Eduardo Braga, Omar teve candidatura confirmada pelos deputados que compõem a base governista. Apesar de ter ficado em terceiro lugar na eleição do ano passado, alguns deputados afirmaram que a possibilidade da candidatura é concreta.


 


 


Este fato mexe com as pretensões do atual Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), que indicou o deputado estadual Sabá Reis (PR) como vice da chapa de Omar para a Prefeitura de Manaus demonstrando claros objetivos em receber o apoio de Braga para sua candidatura ao governo do Estado, ao passo que o apoiaria em sua eleição para o Senado em2010.


 


 


Além da definição do bloco que possivelmente deve ter Braga disputando o Senado e emprestando sua elevada popularidade a um candidato ao governo do Estado, existe a possibilidade do atual prefeito de Manaus Amazonino Mendes (PTB) polarizar a disputa. O inusitado bloco PSB-PSDB-DEM também acena com a probabilidade de indicar um nome para concorrer.


 


 


Em relação ao Senado, a configuração que está posta é a disputa entre Braga, a deputa federal Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Arthur Neto (PSDB). Uma vez definida, esta disputa pode unificar o atual governador e a deputada Vanessa num campo de oposição ao tucano, pesando a favor dos dois primeiros o fato de serem aliados do governo Lula e dos notáveis benefícios trazidos ao Amazonas por sua gestão.


 
 
De Manaus,


Anderson Bahia


 


Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/rádioam.htm