Ações do PRONASCI no Grande Bom Jardim começam em junho
A implantação da primeira fase do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) em Fortaleza, vai contemplar, a partir de junho, o Grande Bom Jardim, que compreende os bairros Granja Portugal, Granja Lisboa, Siqueira e Canindezinho, além
Publicado 27/04/2009 09:22 | Editado 04/03/2020 16:35
O anúncio foi feito na Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) na última sexta-feira (24) durante audiência pública que discutiu a implementação do Pronasci, bem como a Conferência Municipal de Segurança Pública. O debate, proposto pela vereadora Eliana Gomes (PCdoB), realizou uma exposição dos projetos de segurança pública para a Capital Cearense.
O presidente da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, Arimá Rocha, salientou o objetivo das diversas atividades que serão implantadas no local, tendo como público alvo jovens, entre 15 e 29 anos. Observatório Municipal da Violência, Mulheres da Paz, Mulheres em Ação, Trilhos Urbanos e Teatro Vivo estão entre os projetos do Pronasci.
“Fortaleza propôs um projeto ousado”. A representante do Ministério da Justiça, Daniele Nillin, destacou o projeto que será desenvolvido pelo Pronasci em Fortaleza, ressaltando o investimento direcionado, a partir do qual é contemplada inicialmente uma área do município. Segundo ela, a técnica visa um impacto imediato nos índices de criminalidade do local.
“A nossa juventude está morrendo nos bairros, e têm saída”, colocou a vereadora Eliana Gomes, ao ressaltar o trabalho que será desempenhado pelo Pronasci no Grande Bom Jardim. O debate também enfocou a importância da Conferência Nacional de Segurança Pública, enfatizando o papel da realização de conferências livres nas comunidades.
Monitoração
Apesar do programa atender uma localidade inicialmente, o Centro de Fortaleza será contemplado com a ação de videomonitoramento das 12 praças do bairro. O objetivo é diminuir em pelo menos 50% os crimes praticados contra o patrimônio público.
Fonte: Site da Câmara Municipal de Fortaleza