Acúmulo de água é recorde no Ceará

Nos últimos 15 anos, o Estado nunca acumulou tanta água. O volume armazenado no Ceará representa 89% da capacidade do Estado. Além disso, subiu para 88 o número de açudes sangrando. Duas cidades decretaram situação de emergência

O acúmulo de água nos reservatórios do Estado já é o maior dos últimos 15 anos – desde quando a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) foi fundada e começou a monitorar os açudes cearenses. O volume de água no Estado chega a 15,8 bilhões de metros cúbicos, o que representa 89% da capacidade do Ceará.


 


A quantidade armazenada deixa o Estado em uma situação confortável quanto ao abastecimento. De acordo com Yuri Castro, assessor da presidência da Cogerh, o volume de água nos açudes de pequeno porte (com capacidade para até 10 milhões de metros cúbicos) garante água na região para até dois anos.


 


Os de médio porte asseguram o abastecimento para a região por até três anos. Os açudes de grande porte (Araras, Banabuiú, Castanhão e Orós) têm água para abastecer por até cinco anos a região.


 


O número de açudes sangrando no Estado subiu. São 88 os que atingiram a capacidade total de armazenamento de água, dentre os 131 monitorados pela Cogerh. O recorde de quantidade foi registrado em 2004, quando 95 sangraram. É possível, no entanto, que um novo recorde ocorra neste ano. “Há uma grande probabilidade de que seja batido novo recorde”, diz Yuri Castro.


 


Na última sexta-feira, 24, quatro das 12 comportas do açude Castanhão, o maior do Estado, foram abertas. Foram liberados 400 metros cúbicos por segundo de vazão. No sábado, 25, o número aumentou.


 


Abriram-se um pouco mais as comportas e a vazão passou para 600 metros cúbicos por segundo. “Mesmo liberando essa vazão, a quantidade de água que está entrando ainda é maior do que a que está saindo”, explica o assessor.


 


As comportas do Banabuiú também foram abertas no sábado passado. A água tem sido liberada com uma vazão de 687 metros cúbicos por segundo.


 


A Defesa Civil do Estado divulgou um balanço dos estragos provocados pela chuva no Interior. Até ontem, eram 40.694 pessoas atingidas pelas águas.


 


Duas cidades decretaram situação de emergência – Itapajé, onde 2.480 pessoas foram afetadas, e Uruburetama, com oito mil atingidos pelas águas.