Chico Lopes – O Ceará diz não

A sociedade cearense vem mostrando grande capacidade de união e mobilização na luta contra o reajuste da energia elétrica. Trabalhadores e empresários, entidades comunitárias e associações de classe, lideranças institucionais e acadêmicas, entre outras, v

Um reajuste autorizado pela agência teoricamente encarregada de cuidar do equilíbrio nessa prestação de serviços em que o consumidor é o elo mais frágil. Porém, um aumento que na prática se mostra indefensável, tanto pelo percentual elevadíssimo, quanto pelo descompasso com a realidade difícil de nosso povo. Ainda mais no atual momento de “aperto de cintos”, com a crise econômica internacional falando alto aos ouvidos de todos.


 


Procurando dar nossa contribuição a esse movimento, ao qual nos somamos ao longo de toda a nossa atuação parlamentar, queremos chamar atenção para uma recente decisão em um estado vizinho, que reafirma nossa convicção das reais chances de vitória nesse bom combate. Enquanto, para o Ceará, a ANEEL autorizou um reajuste duas vezes superior à inflação, em Pernambuco a decisão inicial da agência, que previa aumento de mais de 5% nas contas de luz, foi revista após uma audiência pública. Para os consumidores residenciais daquele estado, haverá até diminuição de tarifa, ao invés de aumento.


 


A conquista dos cidadãos pernambucanos deve ser vista com entusiasmo pelos que, no Ceará, consideram descabido o reajuste atualmente previsto para a energia. Primeiro porque comprova o que defendemos: que na ponta do lápis, considerando-se os altos lucros da Coelce no último ano, deveria haver redução de conta, não aumento. Mas principalmente por reafirmar a força da mobilização social como instrumento legítimo de pressão por mudanças. Uma empresa do porte da Coelce não pode fechar os olhos para aqueles que justificam a própria existência da concessionária: os consumidores cearenses. Que, assim como os pernambucanos, dizem “não” ao reajuste da energia.


 


Chico Lopes – Deputado federal pelo PCdoB-CE