Acesso e humanização dos serviços públicos destinados à mulher na pauta do FPM Ijuí
O Fórum Permanente da Mulher de Ijuí realizou a sua reunião mensal nesta terça-feira (05) aprofundando as avaliações sobre as atividades realizadas no último mês de março e visando impulsionar sua atuação e suas ações com relação a questão de gênero.
Publicado 05/05/2009 18:10 | Editado 04/03/2020 17:11
A principal avaliação é quanto ao papel do fórum como instância de avaliação, proposição e encaminhamento de demandas relativas a mulher. Ouvir as revindicações da comunidade e das entidades envolvidas com a questão de gênero compilando informações, propondo projetos, propostas, sugestões e posteriormente encaminhando-as ao poder público (executivo, legislativo e judiciário) para que estas demandas sejam atendidas.
Dentre estas demandas, algumas já foram encaminhadas ao executivo municipal, como a Casa de Passagem para mulheres vítimas de violência. Também discute-se a criação da Coordenadoria da Mulher e o fortalecimento do Conselho Municipal da Mulher.
Outra preocupação do fórum dá-se pelo viés educativo. A mulher conhece os seus direitos?Sabe como é o acesso ao sistema de saúde do estado e do município? Como os problemas relativos ao gênero são tratados pelos órgãos públicos e seus servidores? A análise é de que deve-se intensificar ações educativas junto a comunidade. Uma das ações será a de “mapear” a rede de atendimento em saúde no município e os serviços disponíveis para a mulher, para posteriormente editar uma cartilha, a fim de facilitar e agilizar o acesso a estes serviços.
Esta aliás é uma das principais preocupações do fórum, que também encaminhará às entidades competentes sugestões para flexibilizar e facilitar o acesso em especial as mulheres trabalhadoras, com horários alternativos para o funcionamento dos postos de saúde. Outra questão é a humanização dos serviços públicos prestados à mulher.
Há em alguns setores uma certa dose de discriminação quanto a problemas diversos como uma gravidez indesejada, uma DST (Doença Sexualmente Transmissível) ou mesmo com relação a casos de violência doméstica. O fórum pretende atuar com ações educativas junto aos servidores públicos e instituições de ensino para levá-los a compreensão dos problemas que envolvem o universo feminino e evitar o tratamento desumano e discriminatório, para que os órgãos públicos atuem com acolhimento e compreensão atenuando e solucionando o problema existente. Infelizmente, em alguns casos, após o atendimento, o problema é até potencializado.
A próxima reunião do Fórum Permanente da Mulher terá caráter extraordinário. Serão convocados o representante de cada entidade e o representante indicado pelas entidades junto ao fórum, a fim de realizar a adequação de assinaturas do protocolo de intenção da entidade. Esta reunião extraordinária acontecerá no próximo dia 02 de junho no Salão Farroupilha da Prefeitura Municipal. Ordinariamente o fórum se reunirá toda primeira terça-feira do mês, no auditório da 17ª Coordenadoria Municipal da Saúde.
De Ijuí
Adriano Daltro