Governo tem plano para comunidade LGBT
Para marcar o Dia Internacional contra a Homofobia, que se comemora no dia 17 de maio, o governo federal lança nesta próxima quinta-feira (14), em solenidade no Palácio do Itamaraty, o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT
Publicado 11/05/2009 17:45
A expectativa é de que os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e a sociedade LGBT trabalhem juntos para a promoção dos direitos humanos desse segmento da sociedade brasileira.
O plano do governo, que é baseado nos resultados da 1a Conferência Nacional LGBT, ocorrida em junho do ano passado, vai orientar a construção de políticas públicas de inclusão social e de combate às desigualdades. A proposta é também de combater o estigma e a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.
O Seminário Nacional, promovido pela Comissão de Direitos Humanos, vai debater os assuntos de interesse da comunidade com a participação de deputados e representantes da Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.
Autor do requerimento para a realização do evento, o presidente da Comissão, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), explica que a missão do colegiado é acolher sugestões da sociedade civil, como a da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, para o aperfeiçoamento da sociedade. “É nas divergências que haverá a ressonância para os novos conceitos”, assinalou.
A deputada Emília Fernandes (PT-RS) acredita que o seminário deve fortalecer o debate em torno do respeito ao ser humano e do combate à xenofobia.
De Brasília
Com agências