Sem categoria

Inspirada na 'Virada Cultural', Jandira fará 'Viradão' no RJ

A secretária municipal de Cultura do Rio, Jandira Feghali, quer trazer para a cidade a experiência da Virada Cultural, que ocorre em São Paulo há cinco anos. Na capital paulista o evento ocorrido no dia 3 reuniu 4 milhões de pessoas em 30 horas de atraçõe

Segundo Jandira, “a ideia é marcar a ocupação das ruas com cultura. Para isso, tomamos como referência a ousadia paulista. Mas vamos ousar muito mais. Teremos atrações espalhadas por toda a cidade”.


 


Mais uma parceria da Secretaria com a Globo Rio, o Viradão vai ter quatro grandes palcos espalhados pela cidade – Praça XV, Madureira, Santa Cruz e Cidade do Samba – e atrações nas Zonas Norte, Sul e Oeste.


 


As Lonas Culturais e as redes municipais e estaduais de teatro também vão receber espetáculos extras, sempre gratuitos ou a preços populares. No evento, haverá apresentações de espetáculos circenses, teatro, mímica, exposições, performances e produtos da cultura urbana, como o grafite, o skate e o hip hop.


 


“Além de virar a noite, o Viradão tem este nome porque vai ‘virar’ com a própria cidade”, explica Jandira. “Vamos fazer a Zona Sul receber atrações da Zona Oeste e vice-versa. Os cariocas vão se conhecer e se reconhecer. A ocupação cultural da rua vai reintegrar a cidade com a vida de cada um. Uma das marcas da minha gestão será fazer da cultura um grande filtro para se pensar e se modificar a vida urbana e o Viradão é um grande passo na direção da análise da cidade”.


 


Fonte: Vermelho-RJ