Sem categoria

Governo da Venezuela intervém no maior banco do país

O governo venezuelano anunciou a intervenção no Banco Industrial da Venezuela , o maior do país e com 73% do capital em controle estatal. A Superintendência de Bancos e Outras Instituições Financeiras (Sudeban) – autoridade de regulação bancária venezuela

O Banco Industrial da Venezuela ''é de tamanha importância que o fundamental das operações do Estado venezuelano se movimenta através dele'', destacou o ministro, sem dar números ou explicar quais eram os ''problemas de certa gravidade'' detectados pelo órgão.

A intervenção ''a portas abertas'', explicou, significa que o banco continuará ''normalmente as operações'', mas que todas elas serão vigiadas por ''uma junta interventora que fará um estudo exaustivo de todos os aspectos que têm a ver com a situação do banco'', para depois ''aplicar corretivos'' onde for necessário.

O governo garante que a intervenção é para assegurar que não sejam violados os interesses estaduais nem dos clientes. ''Será feito de tudo para garantir não somente as colocações dos particulares, mas para que o banco siga sendo uma ferramenta eficaz aos propósitos e objetivos estabelecidos pelo Estado, onde o sistema financeiro cumpre um papel fundamental, ao ser o organizador do funcionamento do conjunto da economia. O banco vai continuar funcionando normalmente'', afirmou.

O governo orucurou tranquilizar os usuários do banco, e os convocou a ''não se deixar levar por aqueles que tentam criar pânico e uma situação de alarme''.

Fonte: Opera Mundi