Sergio Barroso participa da comemoração do dia do Assistente Social na UniBrasil

O evento de discussão e comemoração sobre o Dia do Assistente Social contou com o debate sobre Trabalho e riqueza no Brasil – 30 anos de luta contra as desigualdades nas Faculdades Integradas do Brasil. Na instituição, as atividades aconteceram dias 12

O evento de discussão e comemoração sobre o Dia do Assistente Social contou com o debate sobre Trabalho e riqueza no Brasil – 30 anos de luta contra as desigualdades nas Faculdades Integradas do Brasil. Na instituição, as atividades aconteceram dias 12 e 13 de maio.


 


O debate sobre o tema A crise capitalista e os impactos sobre o trabalho, que aconteceu na quarta-feira, 13, contou com a presença do professor Sergio Barroso, do Instituto Mauricio Grabois, e da professora Solange Fernandes, doutora em Serviço Social. Isabel Correia apresentou música latina antes do início do debate.


 


Aloisio Sergio Barroso é médico, mestre e doutorando em Economia Social e do Trabalho. Atua como diretor de Estudos e Pesquisas da Fundação Mauríco Grabois. “As crises capitalistas, como essa de agora, têm impacto direto e imediato no trabalho. Seja descarte do trabalho, seja processo de deterioração, precarização e outras formas como processo de desassalariamento mais prolongado e a transformação de ocupações em ocupações precárias, sem garantia inclusive de retorno”, comenta.


 


Além disso, ele destaca que esse resultado culmina em outros processos. “A medida da globalização por meio da transferência da mão de obra da imigração entre países, uma série de leis e medidas do governo. Isso é visível na Europa, mas na América do sul é freqüente. Além da violência que se deteriora de maneira dramática. A alternativa que o capital encontra é o massacre social pelo trabalho”, ressalta.


 


O Dia do Assistente Social é comemorado dia 15 de maio, como lembra a coordenadora do curso da UniBrasil, professora Elza campos. Na UniBrasil, buscou-se relacionar o tema nacional com a crise do capital. “É uma semana muito rica com discussão e debate que somamos à luta dos trabalhadores e trabalhadoras”, ressalta.


 


A abertura do debate que contou com a presença do assessor da Direção Acadêmica Marcos José Valle; de representantes da Regional Sul da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social; e de Samuel Gomes presidente da Ferroeste, empresa apoiadora do evento, juntamente com a Fundação Maurício Grabois, e as Livrarias Ficher. O evento contou com estudantes da UniBrasil e de outras instituições e de assistentes sociais e professores.


 


Fonte: UniBrasil