Vázquez e Lugo discutem Venezuela no Mercosul
O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, revelou ter se reunido na noite de ontem com seu homólogo paraguaio, Fernando Lugo, para discutir, entre outros temas, a entrada da Venezuela no Mercosul.
Publicado 14/05/2009 13:30
O mandatário uruguaio chegou na tarde de ontem em Assunção, onde se reuniu com Lugo e participa hoje das celebrações pelo aniversário da Independência de Paraguai. Vázquez declarou ser favorável à entrada da Venezuela no Mercosul, iniciativa que já conta com a aprovação dos parlamentos de Argentina e Uruguai.
O presidente disse que a Venezuela pode dar um interessante impulso ao bloco e se recusou a opinar sobre os questionamentos que existem, no Brasil e no Paraguai, à entrada do país no bloco, por considerar que se tratam de questões internas desses países.
Em meio à visita no Paraguai, Vázquez também anunciou que pretende ressuscitar o projeto Urupabol, que visa a criação de uma parceria entre Uruguai, Paraguai e Bolívia.
Vázquez revelou ter conversado na última Cúpula das Américas, em Trinidad e Tobago, com o presidente da Bolívia, Evo Morales, que também afirmou ser favorável à iniciativa.
“Concordamos em reiniciar as gestões para relanças esta aliança que nos parece sumamente importante do ponto de vista estratégico para os três países”, explicou. “Acredito que, neste sentido, o Uruguai pode ajudar fraternalmente o Paraguai e a
Bolívia”, acrescentou.
Vázquez destacou que a iniciativa não pretende substituir o Mercosul e indicou que, entre outras coisas, a plena utilização da hidrovia Paraguai – Paraná para permitir que o Paraguai e a Bolívia tenham uma saída para o mar.
Fonte: Ansa