CTB-RJ lança núcleo dos bancários no dia 20
No dia 13, esteve reunida a Coordenação do Setor Financeiro da CTB para avaliar os rumos da Campanha Salarial dos Bancários, que terá início em 1º de setembro de 2009. Na ocasião, o diretor do Sindicato dos Bancários do Rio, Carlos Lima, falou sobre a rea
Publicado 15/05/2009 20:06 | Editado 04/03/2020 17:04
Na reunião também foram debatidos os desdobramentos dos congressos dos trabalhadores do Banco do Brasil e Caixa Econômica, ocorridos entre os dias 23 e 26 de abril, em Brasília, onde a CTB teve destacada intervenção na aprovação das pautas de reivindicações específicas nas duas instituições públicas federais.
Veja abaixo a entrevista concedida pelo Carlão ao Portal CTB.
Como foi a participação da CTB nos congressos dos trabalhadores dos bancos públicos?
Carlão – Contrariando a política predominante da CUT, que através da articulação sindical tentou esvaziar os congressos dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, os bancários ligados à CTB participaram ativamente com suas propostas de reivindicações que serão negociadas na data-base da categoria.
Quais as reivindicações dos trabalhadores dos bancos públicos?
Carlão – Os bancários das instituições públicas reivindicam a manutenção do emprego e dos direitos no processo de incorporação de outras instituições financeiras, melhores condições de trabalho, Plano de Cargos, Carreiras e Salários, entre outras questões relativas à saúde.
Os bancários percebem a diferença entre a CTB e CUT?
Carlão – Os bancários perceberam o esgotamento da política sindical cutista, mas agora há um novo cenário político na categoria, pois os trabalhadores que militam na CTB decidiram não participar da atual direção da Contraf – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, que é orgânica da CUT e, nos últimos anos, tem definido os rumos da campanha salarial da categoria. Hoje, a CTB é uma alternativa de luta classista dos bancários e estamos dialogando com diversas forças políticas que estão dentro e fora da Contraf. Reafirmamos a disposição de participar da campanha salarial unificada e do Comando Nacional dos Bancários, pois com a CTB a categoria pode ter a certeza de contar com o empenho na luta classista em defesa dos direitos e para avançar em novas conquistas.
Como está a organização da CTB na categoria?
Carlão – Nas últimas eleições dos bancários do Rio de Janeiro nós fizemos composição com a CUT e Intersindical, mas nos apresentamos com característica própria e personalidade classista. Também estamos aprofundando o debate sobre a política sindical da CTB na base. No dia 20 de maio faremos o lançamento oficial do Núcleo Bancário da CTB, que será um grande evento que vai ocorrer no Sindicato dos Bancários do Rio, com a participação de diversas lideranças sindicais e políticas.
Quais as principais temas que serão debatidos no lançamento núcleo da CTB no Rio de Janeiro?
Carlão – No lançamento do Núcleo dos Bancários da CTB do Rio de Janeiro, faremos uma análise da crise financeira que atinge os trabalhadores, vamos debater e aprovar um plano de lutas para o próximo período e eleger a direção do núcleo. O lançamento vai preparar a intervenção dos bancários no Congresso da CTB que está previsto para ocorrer no mês de setembro. Quero aproveitar a entrevista para convocar os bancários para participarem do lançamento do núcleo que vai definir uma atuação vigorosa da CTB na categoria.
Fonte: Portal CTB – Flaldemir S. Abreu