Sem categoria

Daniel Almeida pede providências contra trabalho escravo

Em pronunciamento na tribuna da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira, 14, o deputado Daniel Almeida, líder do PCdoB, elogiou a iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), na divulgação do relatório “O Custo da Coerção”, que aponta os ris

Daniel aproveitou a oportunidade para fazer um apelo aos deputados para que eles pudessem refletir as estatísticas apontadas no relatório e adotar providências concretas no sentido de coibir qualquer tentativa de práticas de trabalho forçado no Brasil. “Uma das providências que penso que podemos fazer é concluir a votação da PEC do Trabalho Escravo. Esta medida é urgente e deveria ser assumida por esta Casa”, afirmou o parlamentar.


O estudo da OIT demonstra que “o custo de oportunidade”  derivado da coerção aos trabalhadores afetados supera 20 bilhões de dólares por ano, número que, segundo a organização, pode ser maior porque não inclui as vítimas da prostituição forçada.



Segundo Juan Somavia, diretor-geral da OIT, o trabalho forçado “provoca um enorme sofrimento humano e rouba suas vítimas” e pode ser erradicado “desde que haja um compromisso sustentado da comunidade internacional, trabalhando em conjunto com os governos, empregadores, trabalhadores e a sociedade civil”.



 


Da redação,
com Karlo Dias