Sem categoria

Governo quer Segundo Tempo em todas as escolas do País

O Secretário Nacional de Esportes Escolares, Julio César Filgueira, afirmou, esta semana, na Câmara, que o Ministério do Esporte trabalha com a meta de atender todos os alunos do ensino médio do País no Programa 2º Tempo. Atualmente, segundo o sec

O programa 2º Tempo atende crianças e adolescentes em turnos contrários ao escolar com atividades esportivas de todas as modalidades. O programa é referência no incentivo ao esporte no País.



“Temos procurado desenvolver um conjunto de ações integradas voltadas para a estruturação de toda a rede educacional brasileira voltada para o esporte. A nossa meta é atender, o quanto antes possível, todas as crianças e adolescentes do ensino médio no programa. Para que isso aconteça, será necessário um pacto de todos os gestores públicos para assegurarmos o acesso de todos às atividades físicas escolares”, afirmou Filgueira.



De acordo com o deputado Gilmar Machado (PT-MG), autor da iniciativa do seminário, o Brasil dispõe de muitas legislações sobre o direito ao esporte escolar, no entanto, as redes de ensino público ainda não estão estruturadas para permitir o acesso às atividades físicas.



“Está na hora de aproximarmos os ministérios da Educação e do Esporte para juntos revertermos este quadro. O esporte é indispensável para o desenvolvimento juvenil”, destacou Gilmar, anunciando a elaboração de um documento com diretrizes para o início dos investimentos em estruturação das escolas públicas.



Sem aproveitamento



Na avaliação do deputado Antonio Carlos Biffi (PT-MS), que também participou do seminário, o espaço escolar brasileiro está sub-aproveitado. “ Todas essas escolas podem ser estruturadas para permitir a prática de atividades esportivas. O esporte é um fator importante para a formação dos nossos jovens”, afirmou.



O deputado Pedro Wilson (PT-GO) lembrou que o governo Lula deu um novo olhar ao esporte nacional com a separação do Ministério do Esporte do Ministério do Turismo. “O governo Lula deu um salto de qualidade no tratamento do esporte no Brasil, tanto como uma profissão, quanto na formação corporal quanto social dos jovens brasileiros. Precisamos expandir o conceito de ensino integral nas escolas do país e o programa 2º Tempo é ideal para suprirmos esta necessidade dos nossos jovens”, disse.



O Representante do Ministério da Educação, Armênio Bello Schimidt, disse que a prática de esportes escolares é um componente fundamental para a melhoria no índice de aprendizado dos alunos. “Estamos em um amplo debate nacional sobre o papel social da educação física para a melhoria do aprendizado. Não há dúvidas sobre a sua importância para o desenvolvimento dos nossos jovens. A nossa meta é expandir o quanto for possível o acesso ao esporte em todo o País”, afirmou.



Com Informe PT