Maranguape, cidade do Humor

O evento que levou uma mutidão para a Praça Capistrano de Abreu, promete entrar para o calendário cultural do município

Exibição de filmes de comédia, repentistas, oficinas, humor itinerante “à bordo” de uma Rural, festival gastronômico… O Festival Nacional de Humor em Maranguape tem uma extensa programação. Durante o dia, o Grupo Garajal visitou escolas, praças e fábricas levando muita alegria e convidando as pessoas a participarem do festival. O Teatro Pedro Gomes de Matos exibiu uma sessão de filmes de comédia e recebeu um grande público.


 


Na noite de abertura, quatro humoristas concorreram na mostra competitiva: Bagaceira, Pitchuca, Seco do 15 (Oscabrito) e Rapadura. Os dois últimos foram finalistas selecionados pelo público e jurados.  Nesta sexta, outros oito competidores se apresentarão para concorrer a final no sábado (16).


 


O palco da Praça Capistrano de Abreu ofereceu também show gratuitos de humoristas já consagrados.  A grande expectativa foi quando o mestre de cerimônias Zebrinha chamou André Lucas, filho de Chico Anysio. Como o “amado mestre” não pôde comparecer por motivos de saúde, o filho veio representá-lo e presentear a platéia com um show, inclusive fazendo algumas imitações de personagens criados por Chico Anysio.


 


André Lucas prometeu que ano que vem estará no evento acompanhado do pai. O humorista foi presenteado com uma camisa do Maranguape Futebol Clube e recebeu a homenagem de um selo criado pelos Correios para esta ocasião. O prefeito George Valentim assinou a lei que cria o Dia do Municipal do Humorista, 12 de abril, aniversário de Chico Anysio. André Lucas disse que este foi um evento ousado e até difícil de ser desenvolvido. Ele elegioua organização do  fesival e a receptividade do público. ” Se meu pai estivesse aqui, não ia aguentar de tanta emoção”, disse.


 



Para Zebrinha, este era o evento que faltava para agregar humoristas já conhecidos e trazer espaço para os que estão buscando um reconhecimento.  “Este é um festival que já começou grande, pois não centralizou-se apenas nos shows na praça mas, levou diversão por toda a cidade”, explicou. Em seu discurso, o prefeito, George Valentim falou da importância do festival para a cidade. ” Durante este evento, iremos alavancar nosso desenvolvimento econômico. Aqui, demos espaço para  nossos comerciantes, atraimos turistas e elevamos a auto-estima do nosso povo”.



 


A noite foi encerrada com um show de humor político e inteligente do comunista João Cláudio Moreno (PI) que arrancou risadas de todos até mesmo ao brincar com políticos presentes no Camarote Vip, como o senador Inácio Arruda, deputados Chico Lopes e Lula Morais, secretário de saúde do Ceará, João Ananias e o presidente estadual do PC do B Ceará, Patinhas, entre outros.


 


Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Maranguape