Mensagens para PCdoB mostram interesse por Carteira Nacional
Há um mês, a Comissão Nacional de Organização (CNO) do PCdoB enviou para seus filiados circular incentivando a aquisição da Carteira Nacional Militante (CNM). O e-mail seguiu para 15
Publicado 15/05/2009 19:17
Em uma das mensagens, Neilson Rolim, do Ceará, diz que “me deixou muito feliz” receber uma comunicação da direção nacional do partido. Para ele, “é como se fosse um certificado dizendo ‘estamos vivos e com nossos ideais firmes’” e se comprometeu em passar a iniciativa adiante.
Josiel Galvão, de Pernambuco, além de parabenizar a iniciativa, disse: “já divulguei para toda minha lista desde o momento da publicação”. “Ao mesmo tempo em que fico grato por ter recebido diretamente de vocês este comunicado, me congratulo e parabenizo pela iniciativa e informações”, disse Elcio Guimarães, também de Pernambuco. “Como um militante atento, já tenho minha carteira atualizada”, colocou Gustavo José.
Outros, no entanto, apontaram falhas no processo de filiação e de comunicação que ainda atrasam e dificultam a maior aproximação entre partido e filiados. Segundo André Bezerra, membro da CNO, “o retorno foi positivo porque conseguimos travar uma relação direta com nossos militantes e percebemos que a carteira é uma necessidade sentida por eles”.
A intenção da CNO é massificar a carteira de maneira que todos os filiados ao PCdoB tenham a sua. “Foi um gesto inédito com a intenção de gerar, por parte da militância frente às direções estaduais e municipais, uma onda de demanda pelas carteiras”, explica Bezerra. Por outro lado, salienta, “é uma forma de as direções se organizarem desde já para fazer com que a carteira chegue aos seus filiados”.
Para isso, a direção nacional também diminuiu o custo da CNM para incentivar os comitês a confeccionarem a de seus militantes. “Queremos que até o 12º Congresso, em novembro, tenhamos o conjunto de nossa militância com sua carteira em mãos ou com seu pedido já feito”.
A solicitação da carteira, conforme descreve a circular enviada pela CNO, “é atributo do militante para honrar seus compromissos de consciência. Deve ser fator de orgulho para todos, pois significa sermos membros empenhados da causa socialista, não nos dobrarmos aos imperativos dominantes da falta de solidariedade, da feroz pregação contra a política, do descrédito na organização política do povo”.
De acordo com André Bezerra, “ao adquirir a carteira, o militante está contribuindo tanto para a viabilização e sustentação das atividades partidárias que constituem a vida do PCdoB, como para demonstrar, do ponto de vista ideológico, maior comprometimento com as causas comunistas”.
Da redação
Leia também: CPN quer maior seriedade na implantação da Carteira Militante