O Amazonas terá a maior enchente da sua história
De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a enchente dos rios do Amazonas deve se estender até o dia 23 de junho e será maior do que a que houve em 1953, até então a maior cheia da história do Estado, registrada. Diversas cidades já estão tot
Publicado 15/05/2009 19:44 | Editado 04/03/2020 16:12
A Defesa Civil de Manaus afirma que a enchente já afetou 1,2 mil casas e cerca de 19 bairros estão parcialmente inundados. A estimativa do órgão é de que 18 mil pessoas e 3 mil casas sejam afetados até o final da cheia.
No entanto, os danos são muito maiores. Todos os 62 municípios do interior do Amazonas estão em estado de emergência, sendo que 48 deles se encontram bastante afetados, o que tem exigido constante intervenção do poder público.
A rotina de milhares de pessoas está totalmente modificada por conta das alagações. 300 mil estudantes estão impossibilitados de continuarem suas aulas e 9.136 pessoas se encontram desabrigadas. Já o número de desalojados é de 44.096. A população do município de Barreirinha, que está totalmente alagada, foi retirada e levada para duas cidades mais próximas: Parintins e Maués.
A terra do Boi Bumbá, apesar de receber os desalojados do município vizinho, também é atingida pela subida dos rios. Os folcloristas do Boi Garantido tiveram que retirar inúmeras estruturas de alegorias que estão sendo elaboradas para o festival desse ano porque as águas se aproximam da cidade Garantido, local de concentração dessa agremiação.
De Manaus,
Anderson Bahia
Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm